quinta-feira, 28 de abril de 2016

YELLOW CHEEK (Elopichthys bambusa)



Localização
Asía: desde a baía Amur na Russia até o río vermelho em China e também no rio Lam no Vietnam. Recentemente foi importado para Tailandia e pode ser capturado no lago Phang Nga e no Palm Tree Lagoon em Ratchaburi.


Breve Definição
O Yellowcheek Carp é um predador ágil alongado com cor esverdeada azulada, prateado, lateral da cabeça às vezes de ouro e uma mancha amarela impressionante abaixo dos olhos. A boca aberta é relativamente grande e com muitos dentes pequenos. Podem chegar a um ou dois metros de comprimento e 40 quilos. Na maturidade sexual o peixe cerca de 80 centímetros de comprimento
Durante a sua fase juvenil alimenta-se de pequenos insetos e ao atingir a idade adulta passa diretamente a qualquer coisa que lhe entre na boca, tem uma dieta bastante variada, mas a sua principal fonte de alimento são peixes do seu habitat.

Lugares
Lagos e Rios da Asia.



Métodos
Iscas naturais: Peixes vivos de pequeno porte da região
Iscas Artificiais: Spining, Moscas, corrico com artificiais grandes 13 cm, 

Iscas

recomendadas: Nories Laydown Minnow , rapala X- Rap Deep,



CURIOSIDADES: o Yellow Cheek é o único ciprinídeo do mundo que desenvolve dentes na sua fase adulta!

RÉCORD IGFA: encontra-se em 42 kg capturado em China.


COMPRIMENTO: 2 metros.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Pescaria 25/04/2016 - São José dos Pinhais

Pescaria 26/04/2016

  Boa noite, passando aqui para mostrar a vocês como os Frogs funcionam para a pesca de Traíras, reparem no tamanho destas Traíras, a maior com 2,5 Kg e a menor com 1,8 Kg, e mais uma observação, no momento das capturas estava chovendo muito e ventando também.


  Com isto, só prova que se passar em cima do território das traíras e insistir pode ter certeza que vai acabar ocorrendo um ataque, foi lindo ver a traíra pulando para dar o bote na isca, debaixo pra cima , fulminante.







  Nesta última foto, meu tio segurando as duas raridades, de um esquecido açude, antes neste açude quem dominava eram as carpas, hoje são as traíras, o bom é que vai ter ensopado de peixe, pois meu tio e minha tia são excelentes cozinheiros. 

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Black Seabass (Centropristis striata)

Breve Descrição


  Um peixe realmente bonito e brigador, de cor geralmente negra com bandas azuis verticais que descem desde a espinha dorsal até ao ventre, que normalmente também é de cor azul claro. Encontra-se em fundos rochosos com águas calmas ou em estuários. É um peixe hermafrodita que passa grande parte de sua vida como fémea embora durante a época de acasalamento mude de sexo para procriar. A sua luta depois de fisgado é assombrosa para o tamanho e peso que chega a alcançar esta espécie. 

Distribuição geográfica

  Canada, Flórida e Golfo do México. A pesca esportiva do Black SeaBass é extremamente popular ao longo da costa atlântica.



Lugares

  Pescadores pescam durante todo o ano este delicioso peixe, embora estes peixes migrem para águas mais profundas no inverno e nesta época a pesca é menos frequente por causa do tempo ventoso e crescentes distâncias das zonas de pesca.

  Na primavera, naufrágios, recifes e fundo áspero em profundidades de 50-80 metros costumam abrigar a maioria dos peixes.

Métodos

  Pesca do Black SeaBass é geralmente em maio até início de junho e novamente no outono.

  Os maiores peixes podem às vezes ser atraídos com isca maior. As iscas preferidas para os peixes maiores incluem anzol único com uma lula inteira para isca, grandes máscaras “bucktail” com tiras de máscaras de metal lulas e grandes. Isca de peixe grande menos o total, mas com um peso médio muito maior.

Iscas
Lula
Atlantic Loligo Squid são comuns no noroeste do Atlântico. Comumente conhecido como Longfin squid, estão entre as melhores iscas para a pesca de black bass.

Os caranguejos azuis

  O caranguejo azul do Atlântico é encontrado em ambientes costeiros do sul da Nova Scotia. Estes caranguejos são excelentes iscas para baixo. Eles são desenhados como corte de isca e, ocasionalmente, pegar tudo.

Caranguejo Verde

  O caranguejo verde é uma espécie introduzida, que é nativa da Europa do Norte. Seu escudo tamanho pode ser de até 3 ". Os caranguejos são verdes agora de Nova Jersey para Nova Scotia, e no Golfo de St. Lawrence.

Caranguejo de rocha

  O caranguejo rock é uma espécie comum de caranguejo de água baixo encontrado a partir de Labrador a Carolina do Sul. Ele é geralmente encontrado refúgio em cantos e recantos.

Jonah Crab

O caranguejo Jonah é uma espécie de caranguejo encontrado na costa atlântica da América do Norte. Ele está intimamente relacionado com o caranguejo Dungeness da costa do Pacífico. Jonas caranguejos parecem semelhantes aos caranguejos porque rocha de cor semelhante e possuem nove dentes em cada lado dos olhos. Jonas tem dicas pretas em suas garras e uma ponta de shell mais áspero do que os caranguejos de rock.

Mole Crabs

Caranguejos Mole são encontrados ao longo da costa atlântica do sul Massachusetts. Pescadores também vêm junto com sua paleta especial de malha de arame ou malha de arame tecido ligado aos polos. Às vezes, eles podem ser adquiridos na isca e atacar lojas em algumas áreas.

Camarão

Nos estados do sul, camarão são por vezes usados ​​para pesca do robalo, especialmente quando um robalo estão entre uma variedade de outras espécies. Camarão são dimensionados para "contar", o valor é o número médio de amostras de camarão por libra. Por exemplo, 16-20 contagem significa que existem 16 a 20 camarão por libra.

Cockles

O clam duro é o molusco mais popular americana. Varejistas peixe classificar berbigão correspondentes aos seus diferentes tamanhos. Os tamanhos maiores são chamados quahogs ou ensopado.

Quahogs Oceano

O quahog oceano também é conhecido como um mogno clam, mogno Quahog, amêijoas quahog preto e branco. Quahog pode chegar a 6/3 polegadas de diâmetro. Quahogs do oceano estão sem casca fresca como isca robalo.

Surf Amêijoas


O surf clam Atlantic é colhida comercialmente ao largo da costa nordeste dos EUA. Amêijoa branca variar de 4 a 8 polegadas de comprimento. Eles são cortados em tiras para a pesca do robalo. Amêijoa pode ser em conserva e congelados, fazendo uma excelente isca armazenado.

sábado, 23 de abril de 2016

Lugares para se pescar - Paraná - Rio Tibagi



Descrição

  A bacia do Rio Tibagi, nome de origem indígena, também é conhecida como “rio de água corrente”. Possui uma extensão de 616 km, iniciando na Serra das Almas, município de Palmeira, e desaguando no rio Paranapanema.

  A bacia do Rio Tibagi é hoje considerada a segunda bacia de maior importância no Estado do Paraná. Com área total de 24.711 quilômetros quadrados, ocupa 13% do território estadual.O Tibagi corre sobre um leito que propicia magníficas cachoeiras e belos saltos, atrativos especiais para os adeptos de esportes aquáticos radicais, como o rafting, canoagem e bóia-cross. Bem como atraí pescadores de todas as modalidades de pesca, por ter todas as espécies de peixes que encontramos na Bacia do Paraná. Rio ainda muito rico em vida.

Peixes:

- Diversas espécies de peixes dês dos menores: Lambaris, Mandis, Caras, até os maiores Jaú, Dourado, Pintado, encontramos também os mais esportivos: Black , Traíra, entre tantos outros.

Modalidades:


- Todas. Todas mesmo, desde a pesca de lambaris até a pesca dos Dourados. 

- Aqui neste site não defendemos a pesca com rede, a única pesca que considero covarde e sem emoção.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Seabass ou Suzuki (Lateolabrax japonicus)





Breve Descrição
  No Japão é chamado de Robalo (Centropomus) por alguns brasileiros, o Seabass ou Suzuki(Lateolabrax japonicus) é de uma família totalmente diferente porém com hábitos e características parecidas com os nossos Robalos.



  O Seabass é muito apreciado no Japão tanto pela culinária, quanto para a pesca esportiva. É um peixe que movimenta muito o mercado da pesca no Japão, recheado de  técnicas, equipamentos, iscas e tudo o que você puder imaginar projetados especificamente para a sua captura.

Lugares

    No Japão é possível capturar o Seabass em locais de pesca iguais aos que pescamos o Robalo aqui no Brasil, ou seja, na pescaria costeira, de praia, canais, rios, e também em regiões portuárias.
  No verão fica mais agitado assim como o Robalo, nesta época do ano é pescado em maiores quantidades, porem o tamanho é menor.
    No inverno intenso no Japão, a sua captura é mais restrita a pesca noturna, porque é quando ele sobe a superfície para se alimentar de pequenos peixes que se aproximam de iluminações nas estruturas portuárias. Já durante o dia a sua captura fica mais difícil, pois passa maior parte do tempo no fundo e em estado de repouso.

Métodos

  Pode ser pescado de diversas formas, uma das mais utilizadas é a pesca com Jig de fundo e a noite com plugs de superfície e meia agua. A noite para capturar o Seabass o trabalho da isca deve ser bem lento, apenas com o recolhimento contínuo da isca na meia-água. O arremesso deve ser bem próximo as estruturas e paredões dos píers. O Seabass costuma ficar na sombra e ao observar a presa na iluminação, sobe a tona para atacá-la.

Iscas


Isca Natural: Peixes vivos pequenos, camarão vivo
Isca Artificial: Plugs de superfície e meia água nas cores prata e transparente, de dia o Jig é uma boa opção para a pesca no fundo.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Lugares para se pescar - Paraná - Rio das Cinzas

HISTÓRIA

O rio das Cinzas é um rio brasileiro que banha o estado do Paraná. É o principal curso de água doce do Norte Pioneiro do Estado do Paraná. Possui uma extensão de 240 Km e sua bacia abrange uma área de drenagem total de 9.645 Km². Nasce na Serra de Furnas, no município de Piraí do Sul a oeste da Escarpa Devoniana e corre me direção ao rio Paranapanema, trajeto pelo qual recebe diversos afluentes, como o rio Laranjinha e o rio Jacarezinho e ajuda a alimentar outros rios da região.

Foi no rio em que os bandeirantes acharam ouro e diamantes, em pequenas proporções.

Ainda é um rio de águas limpas, embora já receba muita poluição por onde passa.

Por ser considerado um rio ainda muito limpo, muitos pescadores ainda tiram desse rio a sua fonte de renda e outras por lazer.

PESCA

Na pesca podemos encontrar diversas espécies de peixe incluindo os considerados pesos pesados Jaú, Pintado e até mesmo há relatos de dourados.

Ainda existe uma grande variedade de peixes, incluindo os acima citados e os tradicionais, piau, curimba, pintado, cachara, lambari, traíra e tantos outros.

Por os maiores "bagres" se encontrarem no fundo, a modalidade de pesca é a de fundo, com chumbo pesado, e muitas vezes usando iscas bem grandes.




Nova isca - LIVE TARGET BAITBALL

Boa noite pessoal,

Essa semana ganhei um leilão no ebay de uma isca de pesca diferente, o nome da Isca é LIVE TARGET BAITBALL, nunca tinha visto uma isca assim, e procurei aqui no Brasil, mas no único site que achei estava R$ 200,00 , este leilão que ganhei comprei por R$ 13,20 , porem demora mais de 20 dias para chegar, quando chegar irei tentar pegar uns robalos (Snook), e posto os resultados, sejam negativos ou positivos.

Segue a isca para vocês analisarem.


Comprei esta
Estes são as variedades, se der certo,
comprarei a cinza também



Achei interessante por ser uma isca que simula o nado de um cardume de manjubas, estou ansioso para testar está isca.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Ceva - Parte 02 - Bagres, Acaras e Traíras.

Bom dia,

Hoje falaremos de algumas maneiras de fazer Ceva para Bagres (catfish), Acaras e até mesmo Tríras (WolfFish).

Existe o modo mais acessível para a maioria das pessoas e o modo que geralmente é o pessoal que tem fazendas ou chácaras com criação de animais que utilizam. Vou explicar melhor.

O que usar?
Primeiro vamos ver o que utilizar nos dois casos:
Mais acessível para todos: Podemos usar Farinha de sangue, milho, soja.
Fazendeiros e quem tem criações em geral: Tripas de animais.

Frequência:
Mais acessível: 15 em 15 dias .
Fazendeiros e quem tem criações em geral: sem prazo (por que sem prazo? Tripas de animais duram bastante tempo, geralmente quando você coloca a ceva o certo é sempre renovar, mas se você for um criador pequeno, e tem a pecuária de sobrevivência, só vai ter as tripas quando for consumir o alimento. Esta Ceva é muito boa mesmo para Bagres (Catfish) e traíras (Wolffish) , em rios principalmente.

DICA: Coloca fresco, porem quanto mais podre melhor, amarrar a ceva fora da água, pois o que chama a atenção é o sangue e os pedacinhos que caem na agua, na chácara onde eu tenho autorização para pescar eles amarram uns 20 cm da agua (em seu leito normal) se encher não precisa puxar deixa que entre na agua, até porque os bagres gostam de rio cheio, agua suja e um cheiro forte.

Quantidade:

Mais acessível: 1 galão de agua de 10 litros,  , com bastante ceva dentro, tudo misturado tem que dar pelo menos a metade do galão, Pacotes de batata , pelo menos ¾ isso por ser mais fácil o peixe comer por ali.

Fazendeiros e quem tem criações em geral: Toda parte que vocês não vão utilizar do animal você coloca no saco de batata. Tripas principalmente.

Como fazer:
Cada caso tem sua montagem:
Mais acessível: ANTES de qualquer coisa coloquem algumas pedras no fundo do saco, após isso, colocar todos os ingredientes dentro do saco, de preferência molhar um pouco antes, amarrar a boca do saco com uma linha grossa 0,60 mm, e amarrar a ceva na beirada do pesqueiro, lembre-se de deixar a ceva perto de algum enrosco, porque caso algum outro pescador for no seu pesqueiro ele não achara sua ceva.

O galão de agua: primeiro pegue alguns pedaços de ferro de diferentes tamanhos, aqueça um pouco no fogo (vai aquecer todo o ferro então uso um alicate, ou um pano), logo após fure o galão em diversos lugares com tamanhos diferentes, fure o máximo que conseguir , principalmente no fundo para ajudar na hora de afundar. Assim que o galão estiver pronto deixe ele de lado para esfriar um pouco, agora é só colocar umas 4 ou 5 pedras dentro e colocar os ingredientes todos dentro, tentem molhar um pouco, agora amarrem o galão com uma linha forte em algum lugar próximo ao pesqueiro, eu deixo amarrado DENTRO da agua.




Fazendeiros e quem tem criações em geral: achar uma arvore com um poço bom , que o galho cujo qual você amarrar sua ceva esteja para dentro do rio, galho firme, preferência um tronco caído. Imagem a baixo:


segunda-feira, 18 de abril de 2016

Lugares para se pescar - Paraná - Rio Negro

Bom como falamos na Introdução vamos começar com Rios.

Rio Negro – Paraná

  O Rio Negro nasce na serra do mar, tem aproximadamente 300 quilômetros de extensão e quase na totalidade do seu percurso ele faz a divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) avalia a qualidade da sua água como classe 02, ou seja, pode ser utilizada para o consumo desde que adequadamente tratada.

  Entre os municípios de Rio Negro e Mafra, existem a ponte metálica Dr. Dinis Assis Henning, a ponte Coronel Rodrigo Ajace e a ponte interestadual Engenheiro Moacyr Gomes e Souza na BR-116, conhecida como "ponte dos peixinhos".

Espécies de peixes:

O rio Negro possui grande variedade de peixes:

Lambaris, bagres, Acaras, cascudos, curimbas, saicangas, traíras e carpas, sendo que estas chegam a pesar mais de 20 quilos.

Modalidades de pesca:

Todas, com preferência da pesca no fundo de bagres, a pesca das carpas também é bem procurada.


Introdução a nova serie - Lugares para se pescar

Boa tarde,

Hoje começaremos mais uma série, chama-se Lugares para se pescar, vamos ver de todos os estados, e caso alguém queira opinar e deixar um lugar bom para pescar pode escrever nos comentários, assim vou poder colocar o lugar que indicou.
Com certeza será muito difícil eu lembrar de todos os lugares, mas vou tentar colocar os principais Rios e Represas, a parte do mar deixaremos para o Final, já que da para se definir em maneira geral em cada estado.


Como sou do Paraná, Região Sul do Brasil começarei pelo meu estado.


quarta-feira, 13 de abril de 2016

Ceva - Parte 01 - Lambaris e Carpas ( Rio, Lagos e Represas) Atualizado 02/04/17

Boa tarde amigos,

Hoje estarei divulgando alguns métodos de se cevar peixes, cada ceva com seus respectivos peixes, caso algum de vocês também tenham alguma para compartilhar ficarei feliz em postar aqui com  o nome da pessoa que publicou também.

Vou começar pelas cevas que eu faço e depois algumas outras que sei fazer mas não tenho nenhum lugar para fazer e nem recursos necessários.

1- CEVA para Lambaris e peixes de água doce pequenos e grandes:

Quando nós falamos " peixes pequenos" não estamos querendo dizer que só irá atrair peixes pequenos, claro que os grandes também virão (Carpas, Acaras, Tilápias, etc) , mas os pequenos vem em uma quantidade muito maior.

O que usar?

Temos varias possibilidades, eu utilizo pão, arroz e quirera, 

Mas como arranjar tanto pão? Bem simples, eu tenho um acordo com uma panificadora de minha cidade e quando eu vou lá levo uns 200 lambaris limpos para eles fritarem, em troca disso eles me dão os pães velhos e salgados que venceriam no dia seguinte, salgados que iriam para o lixo.

Freqüência?

Pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Quantidade:

Eu uso uma xícara de chá de arroz, 1 KG de quirera e 15 pães ou salgados disponíveis.

Como fazer:

Pegar um balde, colocar todos ingredientes juntos e misturar com água, Você terá duas opções para distribuir no seu local de pesca.

Primeira opção: Jogue tudo misturado no seu local de pesca, perto do barranco ou de vegetação aquática.

Segunda opção: Pegue um saco de batata, coloque tudo dentro, coloque alguns pesos junto , pedras barro o que tiver


imagem 1 (saco de batata)

Colocando no pesqueiro (imagem 2)



Como vemos na imagem 2 o passo seguinte é colocar a ceva em seu pesqueiro, a boca do saco amarrada e em um lugar em que você encontre depois kkkk. Caso utilize essa segunda opção pode ficar uns 20 dias de intervalo, desde que vocês encham o saco com pão e salgados...