Pesquisas
realizadas pela Divisão de Barcos a motor e de Segurança Aquática dos Estados
Unidos, as maiores perdas de barcos naquele pais, são devidos a incêndios a
bordo.
Vapores de
gasolina acumulados em compartimentos e áreas baixas são a causa principal de
explosões e incêndios nos barco. O referido vapor e mais pesado que o ar,
concentrando-se em espaços do barco onde não haja escape. Se não se introduzir
ar fresco nesses espaços, qualquer fagulha ou chama pode ocasionar uma
explosão.( foi nosso caso, vapor acumulado abaixo da plataforma e uma fagulha
acidental dos cabos da bateria –BUMMMMM)
A maioria dos
incêndios e explosões em barcos ocorrem durante ou após o abastecimento. Então e sempre bom seguir algumas normas
quando estiver abastecendo o barco.:
1 –
Procure sempre abastecer o barco sob boas condições de iluminação. E facil
derrubar combustível quando não se enxergam as operações de abastecimento;
2 –
Desligue todo o equipamento elétrico do barco, evite fumar durante a operação;
3 –
Barcos com cabine, feche todas as portas e escotilhas através das quais os
vapores possam entrar acumulando-se em áreas sem ventilação;
4 –
Tanques metálicos, ter a certeza deque o bico da mangueira de combustível
esteja sempre em contato com o tanque , prevenindo uma fagulha estática;
5 – Se
seu motor é equipado com tanque separado procure enche-lo longe do barco;
6 –
Nunca encha o tanque até a boca. Deixe algum espaço, para a expansão do
combustível. Aperte bem a tampa e limpe os restos de combustível que tenham
caído fora do tanque;
7 –
Areje o barco, depois de abastecido. Faça o teste do nariz, procure sentir
qualquer odor de combustível, antes de funcionar o motor.
Tenham sempre a
bordo um extintor de incêndio, aprovado pelas autoridades competentes e sua
localização deve ser de fácil localização, para que qualquer pessoa tenha
acesso ao aparelho.
É sempre bom tomar
alguns cuidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário