terça-feira, 24 de julho de 2018

Tambaqui / Tambaqus (Colossoma macropomum)


Tive o privilégio de conhecer este gigante quando fui conhecer a família de minha esposa em Rondônia no Norte do País, sua pegada e briga são impressionantes, consegui pescar vários exemplares deste magnífico peixe, mantenho novamente um agradecimento especial ao Balbino sobre a oportunidade de conhecer e pescar estes peixes.




DESCRIÇÃO

O Tambaqui é um peixe de escamas, com corpo romboidal, alto, achatado e serrilhado no peito.  Apresenta uma dentição poderosa, adaptada para quebrar as duras castanhas que fazem parte de sua dieta. Em suas brânquias, podem ser observados espinhos longos e finos. Possui nadadeira adiposa curta, com raios na extremidade, dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos. Sua coloração é parda, na metade superior, e preta, na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água. Tem a carne bastante apreciada. Pode alcançar  90 cm  de comprimento e atingir 30 Kg.
.
LUGARES

Sua espécie é distribuída na região Norte, além dos Estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O Tambaqui é encontrado também em matas inundadas.

MÉTODOS

Os métodos variam do lugar em que se vai pescar, como só pesquei no pesqueiro pesquisei outros métodos para as mais variadas pescarias, vou lista-las abaixo:

Ambientes naturais: Alguns rios na época das cheias invadem a mata ciliar deixando-a totalmente alagada. Nestas ocasiões costumam-se preparar CEVAS em sacos de tratos com farelo de arroz que são amarrados nas árvores para atrair os Tambaquis.

Margens dos Rios, fora da mata alagada: Geralmente utilizam a pesca com boia ou até mesmo a pesca de fundo, com empate de aço para evitar perder a linha devido a grande dentição deste peixe

EQUIPAMENTOS

Ambientes naturais: Para esta situação recomendamos material pesado e extra pesado, devido à força dos Tambaquis e a quantidade de obstáculos que vai enfrentar (árvores, troncos, vegetação, etc.). Opte por varas para linhas de 40 a 80 libras, carretilhas e molinetes reforçados que comportem 100 metros da linha escolhida. De preferência, linhas de monofilamento, com diâmetro variando do 0,80 mm ao 1,20 mm. Os anzóis devem ser extremamente resistentes e afiados para fisgar a boca dura dos Tambaquis, vale utilizar um pequeno encastoado em anzóis de haste curta.

Margens dos Rios, fora da mata alagada e pesqueiros: os equipamentos podem ser mais leves, pois o Tambaqui vai brigar limpo, quase sempre correndo para o meio do Rio quando fisgado. Opte por varas de 30 a 40 libras, carretilhas e molinetes reforçados para abastecerem pelo menos 150 metros da linha utilizada. A linha pode ser o mono filamento de 0,40 mm a 0,60 mm e no caso do multifilamento, linhas de 40 a 80 libras (algo em torno de 0,29 mm a 0,40 mm). Opte pelos mesmos anzóis e encastoado no caso de anzóis de haste curta.

ISCAS

Este peixe come de tudo, o correto é analisar o pesqueiro seja ele de barranco ou de outra modalidade, verifica se o peixe já tem o costume de comer alguma frutinha que cai na agua  ou faz uma CEVA com farelo de arroz e outras rações para chamar atenção do Tambaqui.

Também tem muita atividade com minhoca , lesmas e as mais variadas frutas entre elas caju, maça, pera. Salsicha , mortadela , salames, enfim este peixe come de tudo um pouco, podemos até arriscar algumas artificiais no estilo miçanga.

Nenhum comentário :

Postar um comentário