quinta-feira, 28 de março de 2013

Robalo / Snook (Centropomus spp.)

Breve Descrição



São peixes de água salgada, embora migrem, com a finalidade de procriação e alimentação para estuários, manguezais, braços de rio de água salobra, são também encontrados em água doce. Têm um corpo alongado e comprido. Alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos, especialmente camarões e caranguejos. Preferem águas correntes, limpas e sombreadas, onde ficam próximos ao fundo. A cor do dorso é acinzentada com reflexos prateados e o ventre é esbranquiçado. A desova do robalo é entre janeiro e março.


Robalo Flecha – (Commun snook) -Centropomus undecimales é o maior da família com 1,2 m de comprimento total e 25 kg.



















O Robalo Peva (Fat snook) -Centropomus enciferus  é menor, atinge 55 cm de comprimento e 6 kg. 

Lugares de Pesca



  Ambas as espécies habitam águas salgadas e salobras da costa brasileira.  O peva pode ser encontrado em toda a costa brasileira já o flecha do Amapá até o rio Mampituba na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Preferem as águas quentes. 

  No mar vivem onde terminam as pedras e começa a areia, junto aos costões abrigados do mar aberto e em recifes ou lajes nas faces voltadas para as praias. Também vivem em águas interiores como mangues, ao longo de rios que deságuam no mar e suas lagoas e canais marginais, onde procura suas presas junto a pedras, troncos, pilares de pontes, estruturas e galhadas. 

Em Guaratuba pegamos Robalos praticamente em toda a Baía e também na pesca de beira de praia. 

A nossa preferencia é pescar na Baía de Guaratuba embarcado ou de barranco, artificial ou isca viva
 .

Estilo de pesca


Quando pescamos de barranco utilizamos boias (Sim boias, e muitas vezes pegamos muito mais que muitos que pescam embarcados, e não temos muitos problemas em perder camarão para os Baiacus)

Quando embarcado temos 2 opções: 1- Pescar no fundo  2- Com boia nos Rios lá pra cima. 

Na beirada da Praia no fundo com chumbo piramide. 


Iscas

Pode-se usar iscas Vivas como : Camarão vivo , manjuba viva. Ou artificiais

Equipamento


Bom, Nós em especial utilizamos materiais com diversos estilos, Dependendo do lugar. Mas o que geralmente usamos é Molinete Médio, Linha (0,35 mm ou 0,40), Anzol para Robalo (vide imagem abaixo), Chumbo de correr( não muito grande --oval--) ,girador médio (liga a linha do molinete e a linha do anzol --15 a 20cm--) e Boia simples média também. Quando a pesca é embarcado e no fundo muda-se o material também, permanece o molinete(carretilha para quem gosta), Chumbo fica um pouco mais pesado, Girador, e deixa depois do girador um pedaço de linha de 30 a 40 cm até o anzol.

uso este anzol e desta marca também
















Nenhum comentário :

Postar um comentário