quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cachorra - Larga (Hydrolycus spp.)

H. tatauaia
H. armatus









Descrição

Detentora de dentes tão ou mais impressionantes que os da sua “prima” menor, a cachorra-larga possui muita força na mandíbula, não sendo raras as ocasiões em que consegue perfurar as iscas artificiais. Sua coloração geral é prateada, com o dorso escuro e as escamas pequenas. Seus olhos são grandes, indicando a importância da visão para este voraz predador. O gênero Hydrolycus possui quatro espécies em que as maiores, H. armatus e H. tatauaia, pode alcançar mais de um metro e ocorrem na bacia Amazônica e do rio Tocantins.

Lugares

Os adultos vivem nos leitos dos rios, em bocas de ressacas e lagoas, e preferem águas rápidas. Encontram-se nas Bacias Amazônica e do rio Tocantins-Araguaia.

Métodos

Iscas de peixes, sejam eles inteiros ou em pedaços, produzirão resultados quase certos na suas pescaria. Entre as artificiais, comecem com Plugs e Shads grandes trabalhados na superfície e meia água. Na ausência de ações, trabalhe mais fundo , até detectar a faixa de profundidade em que os peixes estão ativos. Como escapam facilmente após a fisgada deve ser rápido e feito sempre com a vara alta.

Iscas

Podem ser capturados com peixes, pedaços ou inteiros, e também com plugs e Shads (GRANDES) de superfície e meia água.

Cachorra - Facão (Rhaphiodon Vulpinus)



Descrição

Tem o Corpo alongado e comprido lateralmente e nadadeira caudal curta. As escamas pequenas e prateadas, soltam-se facilmente ao serem manuseadas. Assim como os demais peixes da família, tem um grande par de caninos localizados na mandíbula, que se inserem na maxila superior por meio de dois furos. Possui muito muco e o pescador percebe isso muito fácil quando segura o peixe com as mãos, este muco tem função de proteção e auxílio na natação. Tem desova do tipo total que acontece no início da cheia.  Caça na meia agua e superfície. Muitos pescadores consideram sua captura um “acidente” na busca de outros peixes.

Lugares

Os adultos vivem nos leitos e margens dos rios e em confluências, enquanto os filhotes preferem a segurança de locais com vegetação nas margens. Encontra-se nas Bacias Amazônicas, do Paraguai, do Paraná, do Uruguai e do Tocantins/Araguaia.

Métodos

Os Plugs de barbela de meia-água são certamente, o caminho mais curto para ter na linha uma saltadora cachorra. Muitas vezes ela ataca várias vezes antes de ser fisgada, situação que trabalhos lentos e com breves pausas são os mais indicados. É preferível pescar na seca e durante o dia. Habita remansos e boca de rios e corixos. 

Equipamentos

Para se pescar Cachorras, deve-se utilizar um equipamento de ação média/pesada, composto por uma vara para linhas de 12 a 30 Lbs e carretilha ou molinete com capacidade para 100 m de linha de 0,40 mm de diâmetro. Deve-se utilizar um encastoado de aço encapado próximo à isca , para evitar que os dentes afiados da Cachorra cortem a linha durante a briga.

Iscas

Podem ser capturados com peixes, pedaços ou inteiros, e também com plugs de superfície e meia água.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Primeiro vídeo


Pessoal não sei se ficou boa o áudio e a imagem... Mas é o que consegui com uma camera fotográfica... espero que gostem...

Estarei fazendo e colocando mais vídeos aqui e no Youtube...

Espero que gostem...

Atenciosamente.

Diego Chiuratto Pires

Pescaria Termas Rio do Pouso - SC

Boa tarde amigos como prometido posto aqui as fotos da pescaria no Termas Rio do Pouso, Em breve estarei postando o vídeo que fiz, mostrando o trabalho que usei e a isca.


Tanque grande e bonito, muita Tilápia, Carpas e acaras...


Traíra pega em açude "escondido" no Hotel
Tilápia

Eu e minha namorada com a Traírinha no Frog Amarelo





Este tanque/açude é o que o Hotel indica para pesca
Traíra no Frog Laranja







Tilápia

Tilápia pega no Coração de frango



Traíra pega no Popper Frog Verde

Traíra 
Da uma olhada no local que eu achei para pescar...



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Feliz 2014

Boa tarde amigos...

Feliz 2014 para todos nós, que todos os nossos sonhos se tornem realidade eque nossas pescarias sejam recheadas de bons exemplares e de muito bom humor, paciência, bom senso.

Nesta última semana estive em Tubarão - Santa Catarina, pesquei alguns dias lá irei postar no próximo post... fiz um vídeo e vou tentar postar a té Quinta feira... Divulgarei o nome, localização e um pouco sobre o Hotel que fiquei...