segunda-feira, 24 de junho de 2013

Diferença entre Tainha e Parati

Muitos pescadores tem o costume de chamar o parati de tainha e vice-versa, mas, apesar de serem parecidos, existem peculiaridades entre estas espécies.

A tainha e o parati são comumente confundidos porque pertencem à mesma família.

A tainha, cujo nome científico é Mugil cephalus, é facilmente encontrada em praias de areia, próxima a costeiras rochosas e em águas salobras (manguezais) Sua alimentação é baseada em algas.

O parati, cujo nome científico é Mugil curema, pode ser visto em costeiras de água rasa, sobre fundos rochosos, em praias, estuários ou mangues. Alimentam-se de algas e micro-organismos.



As diferenças entre estas espécies podem ser facilmente visualizadas.
  • Enquanto o parati possui uma mancha amarela localizada no opéculo (placa óssea por onde a água sai quando o peixe respira, localizada na parte inferior da cabeça do peixe) bem característica, a tainha não apresenta esta “mancha”.

  • Em relação à embocadura, a tainha possui sua boca maior em relação à do parati apesar de as duas serem consideradas pequenas.

  • No formato da cabeça, a tainha tem a cabeça mais achatada comparada ao parati que tem formato arredondado.

  • Quanto à coloração, enquanto a tainha possui nadadeiras dianteiras azuladas, o parati tem a mesma tonalidade por todo decorrer de sua estrutura salvo, o opéculo já citado.


6 comentários :

  1. Muito bom! E mesmo entre as tainhas vendidas, ao menos em Fpolis, há diferenças que só pescadores conhecem. Sorte de quem teve ou ainda em um avô pescador que não se deixa enganar. O mesmo se dá com a cocoroca, raramente se vê à venda e sempre junto vem uma que não é, é canhanha ou coisa parecida. Quando a gente pede para tirar o que não é tainha ( é parati grande) e cocoroca os vendedores das peixarias não gostam. Maioria é só balconista, não entende nada de frutos do mar, Hora de começar a dar curso de capacitação para essa gente parar de enganar consumidores. Já chega o que enganam com salmão e bacalhau.

    ResponderExcluir
  2. Existe um tal de Parati Fusilli?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, pensava que se tratava do mesmo peixe só diferenciando no tamanho.

    ResponderExcluir
  4. Por aqui temos o Parati que chamamos de olho de fogo pq os olhos deles ficam avermelhados e tem os rabo preto que são os grandes da malha 30 35 e por eu pescar a muitos anos percebo bem a diferença deles para as tanhotas e tainhas

    ResponderExcluir