sexta-feira, 7 de junho de 2013

Traíra / Wolf-Fish ( Hoplias malabaricus) - Parte 30

CLASSIFICAÇÃO DE TAMANHO DA TRAÍRA (Com balança fiel, é claro! Não servem uns “boga grip” que tenho visto por aí...):


Peixinho de Aquário - até 30 cm (uns 550 gramas) --> Solta o bichinho! Podem ser capturadas com quase todo tipo de isca, especialmente as com sangue.

Pequena - de 550 até 800 g - Não é pecado levar para casa, mas podia soltar. Entram na minhoca, lacrau, e insetos diversos se estiverem vivos, podem entrar em pedaços de peixe ou carne (melhor se a carne for sangrenta).

Média - de 800 até 1.300 g - Juntamente com as traíras pequenas, são o “normal” de pegar no anzol, pois entram no lambari morto, mas fresco.

Grande - de 1,3 até 2 kg - Só bate na artificial, ou na isca viva (não precisa estar viva, basta ela pensar que está). Serão comuns com as iscas artificiais (melhor na escuridão, mas pega de dia também), se você fizer tudo certo.

Enorme - de 2 até 3 kg - Ou aprendeu mesmo, ou és muito “sortudo”, pois não são freqüentes em ambiente natural. Além do mais, o problema maior de pescá-las é que só costumam ficar em locais com intensa vegetação (longe de nossas iscas), além de serem exigentes quanto àquilo que comem (o melhor jeito de capturá-las é com a “Técnica da Grande Traíra”). Podem ser consideradas troféus, pois não é provável existir traíra muito maior que isto dentro d’água. A última vez que olhei, o recorde brasileiro oficial estava em 2.620 g!

Estória de Pescador (1) - de 3 até 4 kg ! Cadê a foto? Empalhou? Testemunha? A balança estava tarada? Uma vez “zoei” outro pescador dizendo que a balança dele “era de pescador”, pois ela marcava quase 1 kg, mesmo sem colocar peso algum! O cara ficou bravo...

Estória de Pescador (2) - de 4 até 5 kg - Deve ser um trairão. A língua era áspera ou lisa? É o maior tamanho possível (improvável, mas possível) que a traíra pode atingir em ambiente natural bastante favorável!!!

Estória de Pescador (3) - na casa de 5 kg - Quase impossível! A menos que sejam alimentadas com ração desde alevinos (em pesque-pagues, aquário,...).

Observações sobre tamanho::: Traíra


 A traíra (Hoplias malabaricus) possui a língua áspera! A língua do trairão da Amazônia (Hoplias lacerdae - quase tudo que é dito neste manual serve para ela também) é lisa. Esta é a forma mais segura de diferenciá-las. Para ver a língua, sempre use um alicate de peixe! Não vá meter a mão na boca da traíra viva, até porque aqueles dentinhos “adoram despedaçar” qualquer coisa! Outra forma de diferenciá-las, mas sujeita a erros (em caso de dúvida, sempre olhe a língua), é observar a parte inferior da cabeça:

Nenhum comentário :

Postar um comentário