sexta-feira, 7 de junho de 2013

Especial Robalos (Snook) - Parte 13

ROBALO NA BOIA


Uma das técnicas mais usadas por pescadores de robalos é o sistema de pesca com bóia de arremesso.

Técnica essa que é utilizada em locais que existam galhadas, pedras e outros. A utilização desse tipo de material permite a flutuação da isca, e melhor posicionamento da isca nos pesqueiros.

Lembrando que para pesca do robalo, é comprovado que arremessos junto a estruturas ajudam em 70% a chance de puxada, por se tratar de um peixe “manhoso” o Robalo prefere o alimento que passe em sua frente com movimentos que tragam a maior realidade possível.

Para que esse tipo de pescaria de o resultado esperado, é indicado pequeno toques de ponta de vara, fazendo com que a bóia faça o trabalho de uma isca Popper.

Bóias com Rattles (chocalhos) são muito usadas nessa modalidades, pois o Robalo se trata de um peixe predador, e o barulho atraem essas “feras”.

O equipamento a ser usado deve ser montado utilizando: Vara com capacidade de linha monofilamento de 0,25 a 0,35mm (recomendamos linhas Ottoni Platinum ou Berkley), ou multifilamento de 0,18 a 0,25 mm (recomendamos a linha PowerPro), anzol 2/0 a 1/0 (recomendamos Owner ou Gamakatsu), bóia de arremesso (paulistinha, isopor com peso ouConjuntoD.O.A Deadly Combo).

Lembrando que o uso do chumbo na linha de baixo (onde fica a isca) não é recomendado, pois o robalo tem a boca grande e come por sucção, se sentir algum peso ou mesmo na hora de fisgar o peixe pode escapar, devido ao peso.

Recomendamos que a isca fique solta, se tiver isca viva melhor ainda, pois seu movimento ira atrair o robalo ou outro peixe com certeza.

Unir a linha do molinete ou carretilha na bóia de arremesso de preferência com um girador (destorcedor), e na parte de baixo da bóia colocar uns 40 cm de linha, de preferência fluorcarbon, para que o peixe não veja a linha, se não houver fluorcarbon, uso monofilamento a mais transparente possível com bitola máxima de 0,35mm.

As iscas que podem ser usadas para essa modalidade: Camarão vivo, lambari, pedaços de manjuba, camarões de silicone (recomendamos D.O.AMaré ou Zagaia) ou shads de silicone com jig head.


Lembrando que nessa modalidade a isca viva é um diferencial.

OBS: Eu só pesco Robalo com boia, outro diferencial desta pesca é a afundada que o Robalo da na boia. 

Um comentário :

  1. Hola amigos. Tuve el gusto de conocer su país en el 99. Estuve en el Puerto de El Ferrol/ Madrid / Valencia y en la isla de mis abuelos Mayorca. Lamentablemente, debido a la depredación en mi país yo no queda muy buena pesca desde costa. Cuando era chico las corvinas de 25 kg es cosa común (tengo 46) Los molesto porque quería preguntarle si ustedes estan usando el monofilamento para surfcasting y de que manera lo hacen. Uso reel rotativo o giratorio.
    Muchas gracias. Saludos.

    ResponderExcluir