segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pesca no Caribe - Destinos - Parte 04


Playa del Carmen, México

Playa del Carmen (Xaman Há ou Pláaya em língua maia ) é a sede do município de Solidaridad, Quintana Roo, localizado no sudeste do México, ao sul de Cancún. Situa-se dentro da zona denominada Riviera Maya. A cidade é banhada pelas águas do Mar das Caraíbas e sua principal actividade económica é o turismo. Esta última actividade gera também muito trabalho no sector da construção civil, a segunda actividade mais importante do município. É a terceira maior cidade do estado de Quintana Roo, a seguir a Cancún e Chetumal.

Historia

Na era pré-colombiana, Playa del Carmen chamava.se Xaman Há (Água do Norte no idioma maia) e era o ponto de partida dos maias em peregrinação ao santuário de Ixchel na ilha de Cozumel. O primeiro povoado moderno data do início do século XX quando ali se fixou uma comunidade de pescadores e produtores de coqueiros. Até meados dos anos 80, Playa del Carmen era uma pequena povoação com menos de 1500 habitantes, mas nas últimas décadas tem-se transformado vertiginosamente ao ritmo do crescimento turístico.

Desenvolvimento e crescimento

No ano de 1985 a sua população era de apenas 1000 habitantes. No entanto, em 2005 contava já com mais de 100.000 habitantes, tendo uma das taxas de crescimento mais altas do continente (cerca de 20% por ano). Este crescimento deve-se a migração de pessoas de outras zonas do México que vieram em busca de trabalho no sector do turismo. Números do Instituto Nacional de Migración de 2003 mostram que pelo menos 7% dos residentes na cidade são de origem estrangeira.

Em Novembro de 2004, o crescimento deste destino turístico traduzia-se numa oferta hoteleira de 23 mil camas e numa afluência de visitantes estimada em cerca de dois milhões, principalmente dos Estados Unidos da América, Canadá e Europa.

Turismo
Playa del Carmen oferece uma série de atracções no seu centro e nos seus arredores:
Xcaret : Parque Eco-arqueológico situado 6 km a Sul de Playa.
Cozumel : ilha localizada à frente, apenas a 45 minutos em ferry.
Tulum : Zona arqueológica maia situada na costa.
Xel-Há : Parque ecológico

Pequenos hotéis: situados no centro histórico da cidade. Oferecem um serviço personalizado, que reflete geralmente as tradições dos países de origem dos seus proprietários (italianos, alemães, franceses, argentinos).

Playacar: dentro de Playa, desenvolveu-se este complexo turístico hoteleiro que inclui grandes hotéis de cadeias hoteleiras internacionais

Pesca


Descubra uma das mais emocionantes alternativas para pesca esportiva em Playa del Carmen e Riviera Maya e desfrute esta apaixonante atividade a bordo de um barco de pesca profissional. O Mar do Caribe é famoso por sua imensa variedade de peixes, portanto você terá a oportunidade de pescar um marlín, um atum, um dourado ou um peixe espada. Pesque um peixe digno de um troféu e tire uma foto!

Navegará em barcos modernos e rápidos, operados por uma experiente tripulação e os melhores capitães. Poderá pescar com carretilha e percorrer as áreas em um ritmo lento para que desfrute cada momento e também alcance a parte mais profunda. Aproveite o melhor da pesca esportiva em Playa del Carmen e Riviera Maya! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário