quarta-feira, 24 de julho de 2013

Traíra / Wolf-Fish ( Hoplias malabaricus) - Parte 31


Como pescar traíras segundo Fábio Zurlini

Onde você costuma pescar traíras? 

Sem dúvida alguma dou preferência para pescar em grandes e antigos açudes de interior, porque normalmente possuem uma grande população da espécie.

Muitos desses locais não são freqüentados, tornando as traíras menos desconfiadas e fazendo com que sejam mais agressivas.

Outro fator muito importante antes de começar a pescaria é analisar o açude. Prefiro aqueles com pouco profundidade e com vegetação do tipo taboa.

Atualmente tenho pescado na região de Paraibuna (SP), onde encontro diversos locais, como o descrito acima, para pescar.

Como costuma explorar o ponto de pesca?

Quando vou a um açude novo, minha primeira atitude é procurar um local mais raso e com estrutura.

Se o local escolhido for limpo começo a pescaria com poppers, pois posso alternar várias formas de trabalho, de mais lentos com toques curtos a mais rápidos fazendo bastante barulho. Essa ação consegue atrair os peixes que estão mais longe ou escondidos na vegetação.

Caso tenha pela frente muitas estruturas gosto de trabalhar com buzzbait, que foi desenvolvida para a pesca do black bass em locais com muita vegetação. Seu trabalho é simples. Basta executar um recolhimento contínuo para que seu barulho desperte o ataque das dentuças. Podemos alterar a velocidade de recolhimento para saber como o peixe está atacando.

Quando uso iscas de superfície dispenso o empate de aço, pois ele atrapalha o trabalho da isca e os ataques normalmente acontecem na parte traseira do corpo da isca. Se a fisgada for rápida dificilmente você vai perder a isca. Agora, se for usar iscas de meia- água coloco um empate de aço bem fino. Como esses plugs têm um trabalho mais lento, as ações acontecem na cabeça da isca.

Se depois desse trabalho não consigo encontrar o peixe, parto para locais mais profundos, como aconteceu em uma pescaria com o amigo e editor Alex Koike. A estratégia foi bem produtiva, escolhemos o local mais fundo próximo à vegetação e as traíras estavam nessa região caçando.

Equipamentos

Varas: vara Megabass Destroyer F3 63 The Griffon de 6´3´´ para linhas de 5 a 16 lb

Carretilhas: de perfil baixo com capacidade de 120 m de linha 12 lb

Linhas: Sunline de 10 lb de fluorcarbono e Sunline Bass Especial de 12 lb de monofilamento

Iscas: Cetus da Kingfisher na cor rosa e firetiger e buzzbait branco

Buzzbait Branca




Nenhum comentário :

Postar um comentário