segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Desenvolvimento da Pesca Amadora




Em virtude do grande potencial hidrográfico e de diversidades de espécies do Brasil, foi criado pelos ministérios do Esporte e Turismo (Embratur) e o Ministério do Meio Ambiente (Ibama) o Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora (PNDPA). A iniciativa tem como objetivo transformar a atividade de pesca amadora em mecanismo de desenvolvimento econômico, social e de conservação ambiental.

O PNDPA recebe apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do Projeto Pesca Amadora. Os estados e municípios com potenciais reservas de pesca amadora são parceiros do programa.

No intuito de fortalecer a pesca amadora como atividade relevante para o turismo, comércio e a indústria, além da conservação do meio ambiente, cultura e tradições locais, as ações do PNDPA são realizadas com a colaboração dos pescadores amadores, das populações ribeirinhas e costeiras, de empresas privadas, universidades e institutos de pesquisa, organizações do governo, ONGs e outros parceiros.

Principais ações do Programa

-Capacitação da população ribeirinha como guia de pescas

-Prospecção de novas áreas para pesca amadora

-Captação de recursos e investidores para o desenvolvimento do setor

-Promoção de pesquisas para melhor conhecimento da ecologia dos peixes esportivos

-Realização de feiras e torneios de pesca amadora

-Divulgação da importância da Licença para Pesca Amadora

-Educação ambiental


-Fomentar o turismo internacional e inter-regional.

Nenhum comentário :

Postar um comentário