quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pesca no Caribe - Destinos - Parte 16

Cancún, México - Parte 01



Não foi nada difícil para Cancún ganhar os holofotes e se tornar, nas duas últimas décadas, o principal destino turístico do México. A temperatura média anual é de 27 graus, podendo bater perto dos 40 no pico do verão. O Mar do Caribe, com sua água morna e esverdeada, é um chamariz para banhistas, surfistas e mergulhadores. Na avenida principal, os visitantes manejam seus passeios entre restaurantes elegantes, centros de compras lotados de grifes internacionais, spas e baladas animadas. Isso é o que todo mundo gosta e parece que todo mundo vai para Cancún ao mesmo tempo.

Boa parte da vida turística se espreme na longa e estreita faixa entre a laguna Nichupté e o mar. Os resorts all-inclusive se concentram lado a lado nessa região da orla, assim como atrações concorridas como o Hard Rock Cafe e o centro de compras La Isla Shopping Village, onde se encontra um aquário onde se pode nadar com golfinhos. Opções um pouco menos concorridas estão junto ao centro da cidade, do outro lado da laguna, com ampla infra-estrutura para atender o constante fluxo de visitantes, incluindo barulhentos estudantes americanos. Restaurantes, baladas, boates e bares estão por todos os lados, assim como centros comerciais e serviços bancários. Alternativas mais aprazíveis e serenas podem ser encontradas fora desse verdadeiro tumulto mexicano, ao longo da costa da península de Yucatán. Aliás, Cancún é uma ótima base para explorar a região e ir um pouco mais a fundo na cultura maia. Entre os passeios possíveis e mais concorridos estão a zona arqueológica de Tulum, com sua cidade murada de frente para o oceano, mergulhos com peixes de diversas cores e formatos (ou com o tubarão-baleia) e nas indescritíveis ilhas Isla Mujeres (ao norte) e Cozumel (ao sul) e muita diversão na badalada Playa Del Carmen.

Quem viaja com a família (principalmente com crianças) não deve deixar de nadar com os golfinhos em tanques especiais, enquanto que os amantes da pesca em alto-mar terão à mão ótima infraestrutura e espécies bem esportivas.

A Riviera Maia

São aproximadamente 120 quilômetros de uma costa estonteante banhada pelo Mar do Caribe. Mais belo trecho da Península de Yucatán, a Riviera Maia reúne uma das maiores diversidades de vida marinha do país, com o segundo maior recife de corais do mundo, praias e ilhas perfeitas para o mergulho, florestas nativas, zonas arqueológicas e mimos para turistas que vão de campos de golfe a spas cinco estrelas. Seu principal cartão-postal e QG dos turistas é Cancún, um verdadeiro playground turístico que alia hotéis de todos os padrões espalhados por uma orla de 20 quilômetros de extensão, mais de 500 restaurantes e algumas praias de areias brancas e água esverdeada que permitem dias e dias de relaxamento. De lá, é fácil visitar Xcaret e Xel-Há, os dois principais parques temáticos do México e onde é possível praticar snorkeling em seus rios subterrâneos.

Isla Mujeres, a poucos quilômetros de distância, e Cozumel, ao sul, atraem turistas ávidos por sol, mar e alguns drinques, enquanto as ruínas de Tulum e Chichén Itzá satisfazem os aventureiros que desejam brincar de Indiana Jones.

ONDE FICAR

A grande maioria dos hotéis fica ao longo do Boulevard Kukulcán, de frente para o mar do Caribe, na chamada Zona Hoteleira. Na hora de escolher o seu, leve em consideração que os primeiros nove quilômetros têm praia mais calma e a vida noturna mais animada; até o km 14, o mar vai ficando mais agitado, e o comércio abundante; dali por diante o mar fica cada vez mais bravo e os arredores se tornam menos interessantes.

Boa parte dos hotéis funciona no sistema all-inclusive (refeições, boa parte das bebidas e até passeios inclusos). Se pretende viajar com a família e não sair muito, mantendo o orçamento sob controle, é uma boa opção. Se a intenção é participar de muitas excursões, saindo cedo e voltando tarde, considere também hospedagens ou resorts que funcionem no sistema de meia pensão.

Há ainda estabelecimentos que oferecem "créditos" a seus hóspedes, que podem ser revertidos em passeios como mergulhos e excursões (o Xcaret quase nunca está na lista).

ONDE COMER

A cidade tem boa oferta gastronômica. O trecho da Kukulcán entre os km 8,5 e 9,5 concentra diversos pequenos restaurantes onde você pode fazer uma refeição gastando em torno de US$ 10. Para enganar a fome na praia, durante o dia, há porçõezinhas e petiscos nas barracas a preços que não ultrapassam muito esse valor.

AGITAR

Cancún tem vida noturna bem agitada, mas em muitos lugares você é obrigado a abrir a carteira sem dó. Antes de cair na roubada, pergunte quanto se paga para entrar.

COMPRAR

A Kukulcán, sempre ela, concentra os shoppings mais interessantes. Fora desse circuito, vale dar um pulinho na Avenida Tulum, no centro, ótimo lugar para garimpar achados.

COMO CHEGAR

A Aeromexico (www.aeromexico.com) possui dois voos semanais entre Cancún e São Paulo. Durante a alta temporada, algumas companhias fazem fretamentos especiais. Outras possibilidades são voos via Cidade do México, como os oferecidos pela Aeromexico, Copa Airlines (via Cidade do Panamá), LAN (através de Lima) e TAM , tambem através da Cidade do México.


Nenhum comentário :

Postar um comentário