sexta-feira, 26 de abril de 2013

Chicotes para Praia


Chicotes para Praia

  • Em primeiro lugar é bom você ter tudo em mão o que vai precisar, tome nota:
  • Rotores de Engate Rápido (tamanhos variados);
  • Giradores (tamanhos variados);
  • Giradores de Pargueira Light (novidade no mercado, são excelentes para confeccionar os chicotes tanto para praia quanto costeiras, em alguns casos substituindo os rotores que são mais frágeis);
  • Presilhas (tamanhos variados);
  • Miçangas plásticas (pequenas);
  • Anzóis variados (Maruseigo, Cristais, Sodes, Akitas, Interprise, entre outros de sua preferência) – Tamanhos de acordo com os peixes;
  • Linha Monofilamento ou de Fluorcarbono (sempre brancas – transparentes);
  • Chumbos variados (pesos diferentes variando desde 20 gramas até 180 gramas e seus formatos – pirâmides, carambolas, gotas, moedas, entre outras).


A escolha da linha deve ser feita como a escolha dos anzóis, de acordo com o porte dos peixes. Seu diâmetro pode variar entre a linha principal (praia – 0,25mm a 0,60mm) pernadas (0,14mm até 0,50mm).

Na linha principal, amarre seu girador (é nele que vai ser amarrado a linha que vem do molinete ou carretilha). Com um espaço de mais ou menos uns 30cm, colocaremos o primeiro rotor de engate rápido. Faça um nó de correr (basculante) e coloque as miçangas para que o rotor não tenha contato direto com o nó (o rotor ficará livre pelo auxilio das miçangas e poderá ser ajustado sua distância devido os nós de correr).

Pronto, de um espaço de mais ou menos uns 60cm até 1 metro (dependendo da praia) e coloque o outro rotor do mesmo jeito (desta maneira teremos um chicote com duas pernadas – dois anzóis – podendo pescar em profundidades diferentes no mesmo chicote).

Termine seu chicote com um girador pequeno e uma presilha (onde será colocado seu chumbo e também para facilitar a troca, por um mais leve ou mais pesado – de acordo com a correnteza  influência da maré e distância que busca seus arremessos).

Prontinho, vamos agora para as pernadas (linha que vai do rotor até o anzol), ela deve ter comprimento de acordo com o mar, (mais agitado – pernadas mais longas costumam pescar melhor por enroscarem menos do que as curtas – menos agitado pode se usar as mais curtas) seu tamanho pode variar de 20cm até um 1 metro ou mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário