terça-feira, 9 de abril de 2013

Iscas Mortas (Água Doce) - Parte 03

Bom amigos nessa parte 03 veremos algumas massinhas.

Vejamos :

Passo a Passo Massinha Amarela: Lambari, Acara, Tilápia.


Primeiramente vocês colocam um pouco de água para ferver, enquanto a água ferve,  pegar a Farinha de Milho Amarela colocar 2 punhados em um prato fundo (Para nós 3, sempre foi suficiente e ainda sobra), Logo em Seguida você pega a aguá fervendo coloca um pouco de aguá no prato que esta com a farinha e mistura (amassa com a colher, devido a água estar fervendo), vai colocando água devagar para massa não ficar muito mole,  vai amassando devagar até formar a consistência , vai chegar um momento que é melhor amassar com a mão para vocês sentirem qual é a maneira ideal de deixar a massa de vocês, cada um tem sua preferencia, a minha e a do João meu irmão de percaria é quase esfarelando, pois nós pescamos de uma maneira mais rápida, ao menor sinal da boia mexendo nós puxamos, assim é melhor que a massinha esteja bem mole.... dá certo... vou gravar a próxima vez e posto para vocês. Mas cada um tem seu estilo.

RESUMINDO:

1- Colocar um pouco de água para ferver
2- Colocar 2 punhados em um prato fundo
3- Pegar a água fervendo e colocar um pouco no prato fundo
4- Misturar usando uma colher
5- Regular água com a massa e amassar com a mão
6- Cuidar para massa atingir a consistência ideal 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Passo a Passo Massinha Branca Com Mel: Carpas, Tilápia, Pacu, Lambari, Acara, Piau.
Primeiramente vocês colocam um pouco de água para ferver, enquanto a água ferve,  pegar a Farinha de Milho Amarela colocar 2 punhados em um prato fundo (Para nós 3, sempre foi suficiente e ainda sobra), Logo em Seguida você pega a aguá fervendo coloca um pouco de aguá no prato que esta com a farinha e mistura (amassa com a colher, devido a água estar fervendo), vai colocando água devagar para massa não ficar muito mole (esta realmente não fica mole, geralmente fica muito mais resistente que a massinha amarela),  vai amassando devagar até formar a consistência, vai chegar um momento que é melhor amassar com a mão para vocês sentirem qual é a maneira ideal de deixar a massa de vocês(Aqui começa a diferenciar as 2 massas), Agora você abre a massa e coloca 2 colherinhas (pequena ou média de mel) e mistura bemmeu vô geralmente misturava essa massa já praticamente pronta com miolo de pão para ganhar mais um pouco de consistência, e ainda finalizava colocando um pouco de farinha de trigo, para massa não ficar grudenta, mas lembrando novamente que cada um tem sua preferencia, a do meu avô era essa, tinha 2 diferenciais para a nossa: A Primeira: é que a dele é consideravelmente mais  doce, e a Segunda: A massa não esfarela e é bem consistente. Pois ele pescava  de uma maneira que esperava uma boa puxada (aquelas afundadas, ou aquela corridinha de boia ou então aquela levantada de boia), então para ele nada melhor que adaptar a massa ao estilo de pesca dele.
RESUMINDO:

1- Colocar um pouco de água para ferver.
2- Colocar 2 punhados em um prato fundo.
3- Pegar a água fervendo e colocar um pouco no prato fundo.
4- Misturar usando uma colher.
5- Regular água com a massa e amassar com a mão.
6- Cuidar para massa atingir a consistência ideal 
7- Abrir a massa. (A partir daqui começa as mudar em relação a massinha amarela)
8- Colocar 2 colheres grandes ou médias de mel na massa e misturar.
9- Colocar miolo do pão e continuar a misturar.
10- acrescentar um pouco de farinha de trigo para evitar que a massa grude.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
03- Massinha para Pacu.
  • 500g de Ferinha de Mandioca Crua
  •  ½ copo de Suco de Laranja
  •  01 colher (sopa) de Farinha de Trigo
  •  01 colher (sopa) de groselha
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture bem, acrescente água aos poucos para dar liga. Faça bolinhas do tamanho de um coquinho e as coloque separadas em cima de uma mesa ou da pia da cozinha.
Agora ferva água e coloque as bolinhas para cozinhar. Assim que elas subirem, retire-as da água e passe-as na farinha de mandioca. Depois que esfriar, coloque as bolinhas em um saco plástico e guarde na geladeira. De preferência na gaveta de verduras.

Obs.: Esta massa deverá ser feita um dia antes da pescaria
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
04- Massa para Carpas.

  • 06 Copos de Farinha de Milho
  • 03 Copos de Farinha de Mandioca Crua
  • 05 Colheres (sopa) de açúcar.
  • 02 Litros de Água


Ferva 02 litros de água com o açucar. Depois que ferver por 02 minutos, desligue o fogo e adicione a farinha de milho. Mexa +- 02 minutos e acrescente 02 copos de farinha de mandioca e continue mexendo.
Coloque a massa em outra vasilha e deixe esfriar +- 5 minutos e adicione 01 copo de farinha de mandioca e continue mexendo. Se a massa ficar muito mole, adicione mais um pouco de farinha de mandioca.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBS: Esta foram apenas algumas das massas que temos para pescaria, lembrando que na Parte 04 veremos iscas exóticas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário