segunda-feira, 15 de abril de 2013

Linhas


LINHAS


As linhas de pesca tiveram uma grande evolução nas últimas décadas, onde surgiram materiais sintéticos de alta resistência e elasticidade. Primeiro surgiram as fibras monofiladas, compostas por um único fio, como naylon, a poliamida e o poliéster. E depois surgiram as fibras sintéticas microfilamentadas, como kevlar e spectra, que são microfilamentos trançados ou fundidos, que são consideradas as super linhas pois são muito mais resistentes que as linhas de monofilamentos

A linha a ser utilizada depende do local e do tipo de peixe que se pretende pescar. O importante é usar o bom senso e, se possível, adquirir produtos de qualidade, para depois não se arrepender. Na embalagem são fornecidas todas as informações.

Características das linhas

Diâmetro / bitola / espessura / grossura

Quanto maior o diâmetro, maior a resistência. Geralmente esta medida é informada em milímetros (mm). 


Resistência


É a capacidade máxima de suporte de peso. Esta medida é informada em libras (lbs) e quilos (kg). Na água o peso do peixe é menor que na balança.

Memória

É a tendência da linha em ficar na forma em que foi enrrolada. Quanto menor a memória.

Linhas

É a tendência da linha em ficar na forma em que foi enrrolada. Quanto menor a memória

Linhas coloridas ou transparentes


Os pescadores que usam iscas artificiais geralmente preferem as linhas coloridas porque tem mais visibilidade. Na pesca com iscas naturais geralmente se prefere usar linhas transparentes para evitar que os peixes percebam a linha e não ataquem a isca. Na verdade, é tudo questão de preferência.

Linha para pesca tipo fly

Devido as iscas utilizadas na pesca tipo fly serem muito leves, é o peso da linha que carrega a isca. A montagem da linha é composta de duas seções: a primeira, chamada de linha de arremesso, com aproximadamente 30 metros de comprimento, deve ser uma linha específica de ótima qualidade; a segunda é uma linha de apoio emendada à primeira com comprimento variando de acordo com a necessidade local, o tipo de peixe etc.

Nenhum comentário :

Postar um comentário