quarta-feira, 3 de abril de 2013

Bagre do Mar / Sea Catfish (Bagre marinus) (Atualizado em 18/04/2016)

Bom vamos ao nosso amigo Bagre do Mar.

Muita gente considera o Bagre e o Baiacu os piores peixes que tem para se pescar no mar.



Breve Definição

Pode ser encontrado nos mares do mundo inteiro. Seu peso pode chegar a 5 kg e seu comprimento vai até 60 centímetros. Tem preferencia para a pesca noturno.


O Brasil é pródigo em lugares, tanto em seus rios como na Zona costeira. São Muitas as famílias destes peixes e quase todos os marinhos estão agregados em uma só, a Ariidae, com cerca de 20 espécies, geralmente de cor escura no dorso e de branca e amarelada no ventre. O Bagre-Amarelo, de coloração geral dourada e amarelada, é uma exceção, embora tais cores possam estar presentes em várias outras espécies, seja em juvenis ou pela presença de ácido tânico na água de estuários e mangues. O tamanho varia de 20 a 120 centímetros, conforme a espécie. De hábitos noturnos a crespulares, vivem em rios costeiros , mangues ou estuários, praias e baías, sempre associados a fundos de areia, lodo ou cascalho. Algumas das espécies maiores podem ser encontradas a até 100 metros de profundidade. Eles podem ser onívoros ou carnívoros dependendo da espécie. O Bagre-Urutu é o único que pode ser eventualmente observado em costões rochosos e o bagre-bandeira é ocasionalmente observado em poças de maré no Nordeste Brasileiro. Os espinhos das nadadeiras peitorais e o da dorsal contêm muco tóxico e podem provocar ferimentos sérios, motivo pelo qual seu manuseio deve ser cuidadoso. No caso de acidente, recomenda-se que a ferida seja bem limpa, lavada com soro fisiológico e imersa em água quente – Mas suportável – por cerca de 30 a 90 minutos para diminuir a dor. Com aplicação de antisséptico de uso externo. Em casos infecciosos e alérgicos, deve-se procurar orientação médica. Os machos incubam os ovos na própria boca e cuidam dos filhotes por certo período. A reprodução costuma acontecer entre a primavera  e o verão, quando grandes cardumes se formam na boca de estuários, rios e lagoas salobras. A maioria das espécies é objeto de pesca comercial , mas deve-se tomar cuidado om vermes que eventualmente infestam algumas delas. Embora de grande importância econômica, aparentemente não a risco de extinção por nenhuma espécie no Brasil. 


Lugares


Pode ser encontrado nos mares do mundo inteiro. No mar este peixe não tem muita frescura não, joga no fundo e com certeza ira pegar pelo menos 1 exemplar desta espécie. O bagre que tirei foto no post anterior, vai parecer "história de pescador" mas eu avistei na Baia de Guaratuba alguns peixes pulando, e pensei " vou por uma boia colocar meu maior camarão e jogar la pra ver o que que da, Coloquei o maior camarão e a boia sumiu" peguei na Superfície um bagre de 2 KG.


Métodos


Bom Bagre se pesca no fundo, no mar não aconselho utilizar boia (devido a forte correnteza muitas vezes), pode-se pescar durante o dia todo, com preferencia a noite. Seja na Baia, na beira da praia ou de barranco sempre a chance de pegar um Bagre é grande, temos sempre que ter um alicate para ajudar.

Equipamentos


Vamos lá galera, pesca no Fundo. Se for de molinete ou carretilha ou linha de mão, o jeito é muito simples, pesco dos jeitos abaixo:

chumbo na ponta 2 anzóis em cima

Chumbo em cima, girador, pedaço de linha e anzol



Iscas


Este peixe que come de tudo, pescamos ele no mar com  diversas iscas: camarão vivou ou morto, peixinhos vivos ou mortos, pedaços de peixes, minhocas do mar. 


OBS: Muito Cuidado na hora de tirar o anzol este Bagre é um pouco diferente do Bagre de Agua doce, Este Bagre tem 3 Ferrões, 2 nas nadadeiras e 1 em cima, o certo a se fazer é levar um alicate. Se pegar na pele causa dor e arde muito... Cuidado


Dica: Sabe aqueles dias que você olha a água do mar ou da Baía e vê uma cor de barro? Uma cor marrom? É nesses dias que fisgamos os maiores bagres, pesquem sempre bem no fundo , muitas vezes quando pescamos com  o chumbo abaixo do anzol deixamos um espaço de 30 centímetros entre o chumbo e o primeiro anzol, nesta modalidade de pesca, deixem o mais próximo possível do chumbo, por exemplo: deixar uns 5 centímetros do chumbo.







10 comentários :

  1. Que bom com essas dicas aprendo bem melhor

    ResponderExcluir
  2. Quais os tamanhos de anzóis para pescar bagre?

    ResponderExcluir
  3. Pode usa ficado de boi como isca pra pescar bagueb no mar.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou o tom pesco nos rio com ficado de boi e pego bastante mas não texteiainda no mar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou este fim de semana pescar na praia em Palhoça, vou trstar algumas iscas como: figado de gado, minhoca comum tirada da horta e file de tilapia em tirinhas e claro, pra garantir vou levar uns camarões camarõe. Se der resultado eu posto aqui. Claro que é teste, e muitos dirão que sou louco, mas vale a pena tirar esta dúvida.

      Excluir
    2. Desculpem a demora, testei e peguei alguns tanto na minjca qto no fígado. Mas com menor frequência do que usando iscas locias.

      Excluir
  5. Parabéns pelas dicas. Tentarei fisgar uns. No meu conceito eh um peixe bem saboroso.

    ResponderExcluir
  6. Então galera, outra isca que utilizei com resultado satisfatório, foi peito de frango com essência de camarão. Comprei pela internet, fiz filezinhos com o frango, coloquei num pode e pinguei algumas gotas, achei que era frescura e não iria funcionar, mas valeu super a pena, rendeu bem, embora o maior tinha um kg mais ou menos, devolvi todos, pois consegui tirar o anzol sem machucar o bichinho. O pote com as iscas deixei dentro de uma bolsa termica com gelo, pra não estrgar e ficar esfarelando ao iscar, embora bagre goste do cheiro forte, pra iscar o peito decompondo fica ruim. Dia 3 estarei novamente em Itanhaen pra fazer uma pescaria, mas sempre desembarcado, acho mais legal, passar horas com boa conversa, esquecendo os problemas, afinal pescaria amadora é isso. Grande abraço aos amigos pescadores.

    ResponderExcluir
  7. Uso carne de caramujo da pedra e dá um bom resultado, além de fixar bem no anzol e evitar que peixes menores e siris retirem a isca. Mas sempre amarrado com elastricô.

    ResponderExcluir