terça-feira, 30 de abril de 2013

Traíra / Wolf-Fish ( Hoplias malabaricus) - Parte 03


Hoje iremos comentar um pouco das estruturas propicias a pesca de traíras.

ESTRUTURAS E LOCAIS DE PESCA

Bom Amigos ao contrário de algumas outras espécies de peixes, localizar Traíras bem como os prováveis “TRAIRÓDROMOS”, nos mais diversos ambientes em que habitam, não é uma tarefa muito difícil. Basta que levemos em consideração a presença de alguns fatores de fácil detecção. Apesar de tratar-se de uma espécie caracterizada como de ambientes “
lênticos”, ou seja, locais de águas paradas, como lagoas, represas e açudes, a Traíra também habita rios e outros cursos d’água. Entretanto, qualquer que seja o ambiente, suas preferências por determinados locais e estruturas são marcantes.
Traíras gostam de vegetação aquática. Onde quer que encontremos uma calma e protegida área, com juncos, aguapés, troncos, algas e profusa vegetação, vale a pena arremessar nossa atraente isca, pois é este um dos prováveis locais de ação de Traíras.

Rios, córregos e outros cursos d’água são pontos propícios para a pesca com artificiais. Requer somente alguma atenção para que os arremessos sejam efetuados nas áreas mais produtivas, particularmente junto às margens, em águas relativamente rasas com capins submersos, troncos, pedras, aguapés ou juncos, oferecendo refúgio, sombra e proteção. Também são indicadas as áreas mais profundas, onde densas formações de algas propiciam segurança e conforto, o que do ponto de vista de uma Traíra tem tudo a ver com dois fatores: o primeiro deles, e que acabo de citar são as estruturas como vegetação, troncos, formações de algas; o segundo, e a meu ver tão importante quanto o primeiro, é a TEMPERATURA.

Localizar pontos onde, dependendo do dia, encontram-se faixas de temperatura mais agradáveis às Traíras é, em muitas das vezes, a chave do sucesso. Por exemplo: em dias muito quentes ou quando apresenta-se uma queda abrupta de temperatura, existe uma forte tendência de estabelecerem-se em faixas de temperatura mais agradáveis, situadas ao redor de 23ºC. Na pesca embarcada, o uso de um sonar com termômetro capaz de informar com exatidão não somente as nuances de variações de temperatura, mas principalmente localizar formações de algas submersas, assim como poços e canais – propicia um auxílio precioso para a escolha do ponto ideal de pesca.

Seguem algumas fotos que vão ajudar a escolher os possiveis pesqueiros de traíras.

Local de vegetação aquática e/ou
alagada
Arremessar encostado a barrancos


esta parte com vegetação é muito propicia
a bons arremessos

Desenho que pode ajudar muito
qualquer pescador

Esse é o paraíso dos pescadores de Traíra

Nenhum comentário :

Postar um comentário