terça-feira, 9 de abril de 2013

Piracema



O que é?

É o nome dado ao período de desova dos peixes, ou seja, quando eles sobem os rios até a nascente para desovar. O termo ‘piracema’, é de origem tupi e tem o significado de “saída de peixe”.


Quando Ocorre a Piracema?

A piracema ocorre durante o período de reprodução dos peixes, que ocorre entre outubro até março.

Como Ocorre a Piracema?


Os peixes que mudam de lugar para a reprodução precisam nadar contra a correnteza, eles tem de ir para a nascente, é uma subida árdua ate as cabeceiras dos rios, onde é o local certo para desovarem.

O ciclo de reprodução dos peixes de piracema ocorre todos os anos e simbolizam um exemplo de luta pela vida. Os peixes que não participam da piracema, não migram, consequentemente, eles não amadurecem seu processo hormonal, sendo assim não se reproduzem, o que no final contribui para a perpetuação da vida.

Qual a duração?

 A duração da viagem dos peixes varia bastante, dependendo de cada espécie. Por exemplo, os peixes como as piavas, não vencem mais do que 3 quilômetros por dia, porém existe registros de curimbatás que chegaram a fazer 43 quilômetros de rio em 24 horas apenas. Mas, uma coisa é igual para todas as espécies, a jornada é toda cheia de perigo. Além dos peixes superarem cachoeiras, obstáculos naturais e predadores, eles ainda precisam vencer a pesca predatória.

Pesca Durante a Piracema é Liberada?

A pesca durante o período da piracema não é liberada, sendo então, considerada como crime. Onde quem comete este ato e seja flagrado poderá ser preso e pagar uma multa de R$ 700,00 e mais R$ 10,00 por cada quilo de peixe que for apreendido.
Os peixes de piracema viram presas fáceis, devido ao fato deles subirem aos rios em grandes cardumes. A cada ano o Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, publica uma portaria estabelecendo quais espécies não podem ser pescadas nesse período.

Nenhum comentário :

Postar um comentário