sexta-feira, 19 de abril de 2013

Conhecendo a sua Linha


Abrasão.
É o desgaste da linha em atrito com estruturas subaquáticas, como paus caídos, pedras, raízes, crácas, areia e a dentição de peixes.No caso de iscas embuchadas ou “encharutadas” o uso do líder de náilon duro ou fluorcarbono é fundamental para a garantia da pesca, principalmente do Tucunaré e Robalo, em que sua dentição minúscula, forma uma lixa. É indicado fazer uma revisão na linha e líder sempre após um peixe embarcado.


Memória da linha.



Após algumas brigas com peixes, as linhas de monofilamento tendem a alongar, com issoela perde a resistência diminuindo seu diâmetro e causando a famosa memória. Que nada mais é, que um vício, uma acomodação, causado por armazenamento longo, ou baixa qualidade do produto. 
Monofilamento. 



O Monofilamento é formado pelo derretimento e mistura de polímeros com posteriorcompressão. A compressão da linha define a espessura da bitola e a resistência a ruptura. 

Linhas Macias.



Principais características das Soft Lines: Fáceis de arremessar, maciez, maior capacidade dearmazenamento em carretéis de carretilhas e molinetes. A linha de náilon quanto mais macia, mais fácil de arremessar, porem, são mais elásticas, conseqüentemente, produz mais “memória” e, menos resistência a abrasão. Para esse tipo de linha é sempre recomendável o uso de líder de fluorcarbono ou náilon duro.Esses tipos de linhas podem ser usadas em molinetes e carretilhas. Essas linhas por causa do alongamento tende a dificultar a penetração do anzol, na boca do peixe, após a ferrada do pescador. Principalmente, se o peixe for de cara dura, como Dourado, Cachorras, Bicudas, Traíras e outros. 



Para compensar a deficiência desse tipo de linha, e aconselhável o uso de vara de ação rápida. 

Linhas Duras.


Ao contrario das macias, as “Hard Lines” são mais duras, mais difíceis de arremessar,menos elásticas, acarretando pouca “memória” e mais resistência a abrasão. Ideal parauso como líder ou em uso geral, nas carretilhas. Não é aconselhado para molinetes. 
Obs: 
  Toda linha de náilon sofre um alongamento (diminuição de bitola) maior em contato com água. Ou seja, linha molhada alonga mais do que, quando seca. As linhas de náilon sofrem aquecimento quando são friccionadas, onde sua estrutura molecular é totalmente afetada causando o rompimento. A dica é toda vez que for atar um nó molhe a linha com água ou saliva. Manter a linha de náilon guardada em local fresco distante dos raios ultravioletas. Nunca corte linha de náilon com dentes. O náilon é altamente cortante, use luvas para efetuar nós ou em arremessos longos. 

Fluorcarbono.


Como o mesmo processo de fabricação do náilon, o fluorcarbono é um fluoro polímerotermoplástico não reagente. Produto de alta tecnologia com alta resistência a solventes, ácidos, e calor. Ao contrario do monofilamento (Náilon) o fluorcarbono como não absorve água, seu índice de ruptura é o mesmo seco ou molhado, elasticidade quase zero, não é poroso, afunda mais rápido que o náilon, visibilidade quase zero, mais rígido, e altamente resistente á abrasão. Suas principais desvantagens é o custo em relação aos monofilamentos, e por causa darigidez com bitolas acima de 0,30mm ele é apenas usado como líder. 

Multifilamento.


É fabricada com as fibras mais leves e fortes do mundo. (Polietileno de peso molecularultra elevado). Microfilamentos são trançados, formando uma linha de baixíssima elasticidade e alta resistência á ruptura. Geralmente são mais de quatro fios.Essas fibras são chamadas de Dyneema (pelos europeus) e Spectra (pelos americanos). Suas principais vantagens são a sensibilidade, não tem memória, resistente aos raios ultra violetas, ótima flutuabilidade e três vezes mais resistentes a ruptura que o Náilon.Como desvantagem, por ser muito abrasiva, é recomendado o uso de varas e carretilhas preparadas com passadores e guias de linha de alta qualidade. 
Obs: 



  Altamente cortante, use luvas para efetuar nós ou arremessos longos. São recomendado o uso de tesouras especiais ou alicates com laminas de tungstênio para o corte. No caso de molinetes é bom usar uma linha mais macia, ou seja, com mais fios trançados. Ex: De 6 fios pra cima. Procure usar sempre um líder de fluorcarbono. 

Híbridas. 
Essas linhas são á fusão ou coligação do Náilon com o Fluorcarbono. Essa nova geração delinhas vieram pra ficar.Suas vantagens são: Absorção zero, resistência a abrasão, maior sensibilidade, maciez e durabilidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário