segunda-feira, 13 de maio de 2013

Caranha / Cubera snapper (Lutjanus cyanopterus)



Descrição


Peixe ósseo marinho da família Lutjanidae com carne de alto valor comercial. Carnívora, se alimenta à noite de pequenos peixes, crustáceos, moluscos, polvos e invertebrados planctônicos. Atinge tamanho máximo de 1,0 m de comprimento e peso de 75 kg, mas a média é de 40 cm e 4 kg. O corpo é moderadamente alongado. A nadadeira dorsal é única e longa, as peitorais relativamente curtas e a anal redonda. Sua coloração é variada. O dorso vai de cinza-escuro a cinza esverdeado com flancos e ventre cinza-avermelhados. Freqüentemente, pequenas manchas escurecidas aparecem nos centros das escamas formando estrias no corpo. A cabeça e as nadadeiras peitorais, pélvicas e anal são avermelhadas. As nadadeiras dorsal e caudal são acinzentadas. Os espécies jovens podem apresentar uma faixa transversal azul escura que vai do maxilar superior, passando pelo olho, à margem do opérculo. 

Os grandes exemplares tendem a habitar as águas de alto-mar com maior profundidade (até 180 metros). Vivem também em áreas de mangue e nos estuários, podendo até mesmo penetrar levemente nos rios, especialmente os espécimes juvenis. É pescada durante todo o ano, principalmente na primavera e verão. 


Lugares

No Brasil, é encontrada do Norte ao Sudeste, desde o Estado do Amapá até o Paraná. Habita as águas costeiras e oceânicas, sendo encontrada, freqüentemente, em grandes agregações junto às pedras do fundo.

Métodos

Assim como nos serranídeos, procure as caranhas em estruturas isoladas como os parcéis, naufrágios e locais profundos. Nesses lugares é conveniente usar linhas de multifilamento. 

Equipamentos

Equipamento de ação média, média/pesada e pesada; linhas de 17 a 50 lb; anzóis de nº 2/0 a 10/0. O uso de empates é essencial, por causa dos dentes fortes e afiados. Também é aconselhável o uso de arranque, porque essa espécie vive nas proximidades de estruturas cortantes, como pedras e corais. Use linha de multifilamento (de 50 a 80 lb) e líder forte de fluorcarbono (0,60 a 0,90 mm). Um reforço de aço é importante. Segurar este peixe é um capítulo a parte. Em geral, quando fisgado muito próximo do fundo, a perda é inevitável, sobretudo com grandes exemplares.

Iscas

Iscas Artificiais: Entre as iscas artificiais mais utilizadas para elas estão os metal jigs em pontos de parcéis e lajes. 
Iscas Naturais: Pequenos Peixes, Polvo, sardinhas vivas e grandes exemplares de camarão vivo.


Nenhum comentário :

Postar um comentário