segunda-feira, 27 de maio de 2013

Traíra / Wolf-Fish ( Hoplias malabaricus) - Parte 24

Isca Natural, ou Isca Artificialmente Viva?

Pode-se pescar na batida, isto é, iscar morto em um varão de bambu e dar toquinhos de ponta de vara para atrair o peixe que pensará se tratar de isca viva e ferida (“dando mole” para uma bocada). Uma sofisticação da batida é ir andando pela margem, batendo o lambari próximo à vegetação. É como se fosse uma isca artificial do tipo “shad”, mas os passos devem ser bem silenciosos (mais sofisticado ainda é “ler as águas” e saber onde está a traíra e insistir no mesmo local até a capturar). Os índios da Amazônia pescavam tucunarés na batida com um anzol (pedaço de osso farpado) enfeitado de penas coloridas com que eles percorriam as margens. Eles chamavam isto de “pinda-sirica”.

O lambari em um anzol pode ser usado com um “jig” ou como um “shad”, com molinete ou carretilha, com um chumbo pequeno caso se queira um trabalho de fundo, ou apenas com o peso do anzol, se for pretendido um trabalho de meia água. Em ambos os casos, o trabalho é feito com toquinhos curtos de ponta de vara levantada intercalados com pausas. Usa-se sarapó, rã, e outros bichos para pescar dourados de água doce, embora a correnteza se encarregue de dar ação a isca, os toquinhos também são úteis, e a idéia é a mesma. Se necessário for, o anzol deve ser amarrado pelo “olhal” à isca, com uma linha da menor resistência que permita não arrebentar no lançamento e susceptível à abrasão.

No caso da “espera” (anzol deixado de um dia para o outro) fazer um “varal” (colocar vários anzóis amarrados na mesma linha, conhecido como “espinhel”) possui uma vantagem inadvertida para a maioria dos pescadores (ou peixeiros?) que usam deste expediente! Quando a primeira “trairinha” ficar presa, ela vai ficar puxando a linha e dará movimento aos demais lambaris, que parecerão estar vivos, o que permitirá pegar “as grandes”.

Aliás, pescar na batida, ou com isca viva, pode ser a única opção para pescar as grandes, quando a pesca de arremesso não funcione...


Em todos estes casos, o peixe ataca unicamente por achar que se trata de uma presa viva, sendo portanto; iscas artificialmente vivas aos olhos do peixe! Portanto; a melhor resposta a ser dada a pergunta feita é que estas iscas são iscas artificialmente vivas!

Nenhum comentário :

Postar um comentário