sexta-feira, 3 de maio de 2013

Xaréu / Crevalle Jack (Caranx hippos )




É muito procurado pelos pescadores por causa da intensa briga que proporciona por sua voracidade. A espécie alcança 1,5 metro e 25 kg sendo, e os jovens são, geralmente, encontrados em pequenos ou grandes cardumes de exemplares medindo entre 50 cm e 70 cm pesando cerca de 7 kg. Já os grandes xaréus costumam ser solitários. Corpo alongado, alto e comprimido lateralmente, com focinho arredondado. Olhos relativamente grandes e cobertos parcialmente por pálpebras adiposas. O final da maxila superior estende-se abaixo da margem posterior do olho. 

Os jovens comem zooplâncton e crustáceos bênticos. Os adultos preferem peixes, mas também podem se alimentar de lulas, crustáceos e outros invertebrados. Confiantes, freqüentemente aproximam-se do mergulhador em grupos de três a 10 jovens.Um dado curioso é que ao serem retirados da água emitem roncos atritando os ossos da faringe. Anualmente, os adultos fazem migrações do sul para o norte do país para se reproduzirem. É nestas ocasiões que são capturados em grandes quantidades no nordeste por causa das suas ovas. 

Lugares

A espécie costuma habitar os mares tropicais e temperados quentes do Atlântico, desde o Canadá até a Argentina. No Brasil, são encontrados por todo o litoral em águas rasas e abertas incluindo as praias arenosas, costões rochosos, baías, ilhas oceânicas ou não, lagoas salobras e áreas estuarinas, podendo eventualmente subir os rios. 

Métodos

Você pode pescar o Xaréu em águas rasas e abertas incluindo as praias arenosas, costões rochosos, baías, ilhas oceânicas, ao redor de parcéis, recifes e barcos afundados. É possível pescar alguns exemplares de um mesmo cardume, mas deve-se tomar cuidado para não feri-lo, pois ele levara todo cardume embora.

A forma mais fácil de capturá-lo acontece quando o cardume é visto na superfície atacando pequenos peixes. Neste momento, iscas artificiais usadas no sistema de arremesso são eficientes, pois o barco não precisa chegar tão perto do cardume. 


Equipamentos

O material recomendado nesse tipo de pesca são varas de 25 a 30 libras de ação rápidacom 6’6 a 7’5 pés de tamanho e anzóis de nº1/0 ao 6/0, linha 0,40 mm de diâmetro. A Carretilha ou molinete deve ter uma excelente frição e capacidade para no mínimo 200 jardas de backing 30 e 40 libras. Leaders de flúor carbono de 0,60 a 0,70 mm de espessura do tamanho da vara utilizada. O Leader em molinetes deve entrar no carretel, pois quando for arremessar, vai segurar mo Leader e não no multifilamento, ficando mais confortável e cômodo.

Iscas

 Isca Natural: Sardinha, paratis e tainha, Isca Artificial: Borboleta Tunão, jigs e plugs de superfície e meia água




Nenhum comentário :

Postar um comentário