terça-feira, 21 de maio de 2013

Especial Robalos (Snook) - Parte 07



MARÉS

Um dos fatores de maior relevância na pesca do Robalo é a maré vejamos o porquê. O Robalo geralmente vai à caça durante a movimentação das águas e isto ocorre com a vazante ou a enchente das marés, os grandes Robalos Flecha já não buscam tanta movimentação de água, por isso, muitas vezes são pescados no Reponto da Maré, duas horas antes da maré parar de subir.

A AMPLITUDE DA MARÉ - A melhor lua para pesca do Robalo é a que oferece a melhor Amplitude de Maré e isto, depende da Região onde se irá pescar. De acordo com a região de pesca uma amplitude muito grande poderá provocar uma grande movimentação no fundo do canal sujando a água e, para pesca do Robalo, é fundamental que a água esteja translúcida, independente da sua cor e por falar em cor, as melhores seriam cor de coca-cola ou verde escuro. Para entendermos este fator Amplitude X Região veja o exemplo. Cananéia e região a amplitude ideal é de 0,40 m a 1,0 metro. Peruíbe, Bertioga e região a amplitude ideal é de aproximadamente 0,30 m a 0,60 m. E na sua região ??????? è Eis uma grande pergunta, se informe. A diferença está em que, a região de Cananéia está longe do mar, enquanto que, Peruíbe e Bertioga os rios desembocam diretamente no mar sofrendo assim rapidamente a ação da maré.

ALTURA MÁXIMA DA MARÉ - Procure se informar qual é a Altura Máxima da Maré indicada para pesca do Robalo no local da sua escolha, por exemplo, no Litoral do Estado de São Paulo a maré máxima é aproximadamente 1,20 m, acima disso (até 1,60 m), a água começa a entrar no mangue levando com ela os Robalos. Amplitude de Maré é diferente de Altura Máxima da Maré. Cuidado ao pescar na vazante, geralmente quando a água retorna do mangue traz muita sujeira dificultando a visibilidade do peixe.

"Sempre que sair para uma pescaria de robalo, consulte a tábua das marés (prefira a maré de quarto)e consiga informações sobre o local de pesca, presença de locas e galhadas. Os arremessos devem ser feitos sempre na direção de galhos, raízes e pedras." "A pesca com isca viva de camarão e peixinhos, como os Paratis, é a que obtém mais sucesso. Podem ser arremessadas nas margens ou serem usadas na rodada, próximas do fundo. As iscas artificiais de plugs, tanto de superfície como de meia-água, jigs e shads são também bastante produtivas. estas devem ser trabalhadas junto aos troncos e galhadas nas margens".

PRESSÃO ATMOSFÉRICA - O Robalo é um peixe muito sensível, as linhas bem visíveis nas laterais em seu corpo estão diretamente ligadas ao seu sistema nervoso levando-o a perceber as mudanças em seu ambiente como: -Temperatura da Água, - Barulho e a famosa – PRESSÃO ATMOSFÉRICA, suas alterações ocorrem com a aproximação de uma frente fria, esta, pode ser sentida pelo peixe até com um ou dois dias de antecedência, em lojas que vendem Artigos de Pesca ou Equipamento Náuticos, você poderá adquirir o BARÔMETRO, equipamento para medir a Pressão Atmosférica, atualmente pode se encontrar modelos de relógios com este recurso. ROBALO X PRESSÃO ATMOSFÉRICA - 1.008 a 1.018 milibares é possível capturá-lo. - 1.014 a 1.016 milibares é a pressão ideal para capturá-lo na superfície. - Abaixo de 1.014 ou acima1.016 milibares já obriga o Pescador Esportivo a fazer uma opção por iscas de fundo ou meia-água pois, o peixe irá a procura de uma profundidade ideal e quando encontrar, poderá ficar ou não ativo, os maiores peixes sempre aguardarão o melhor momento para caça, por isso viveram tanto tempo. - Durante o dia a Pressão Atmosférica pode sofrer oscilações, o que ocorre nas Grandes Luas procure ficar atento ao comportamento do peixe, se está ou não atacando suas iscas, as oscilações constantes não são favoráveis para pesca. - Se uma frente fria entrar um ou dois dias antes da pesca provavelmente ela se estabilizará e os peixes se adaptarão a esta condição, embora, o ataque de grandes exemplares seja um tanto quanto raro, os menores continuarão ativos. Geralmente a pressão varia um ponto para cada metro de amplitude. - Quando o peixe estiver manhoso, negando-se a oferecer, seu show você pode tomar duas atitudes: - Usar iscas como: grubs, jigs, shads ou iscas de meia-água. - Ou mudar para um lugar mais raso.

Existem diferentes métodos de se pescar o robalo basta o pescador esportivo modificar e adaptar essas técnicas a seu gosto, ao seu material e o local em que for pescar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário