quinta-feira, 16 de maio de 2013

Especial Robalos (Snook) - Parte 04



PESQUEIROS

Como todo pescador de robalos, sabemos que estruturas como galhadas e outros são as mais apropriadas... Assim como sabemos que essas estruturas são encontradas em regiões de manguezal.

"Sempre que sair para uma pescaria de robalo, consulte a tábua das marés (prefira a maré de quarto)e consiga informações sobre o local de pesca, presença de locas e galhadas. Os arremessos devem ser feitos sempre na direção de galhos, raízes e pedras."

"A pesca com isca viva de camarão e peixinhos, como os Paratis, é a que obtém mais sucesso. Podem ser arremessadas nas margens ou serem usadas na rodada, próximas do fundo. As iscas artificiais de plugs, tanto de superfície como de meia-água, jigs e shads são também bastante produtivas. Estas devem ser trabalhadas junto aos troncos e galhadas nas margens".

Estruturas submersas como pedras, galhadas e embarcações afundadas são excelentes pesqueiros de robalos. Porém, outro pesqueiro submerso são os chamados "drop offs". Nessas localidades onde ocorrem mudanças abruptas de profundidade, robalos e outros predadores sempre estarão a espreita dos pequenos peixes como pequenas sardinhas, carapicus, amborês e outros. Se no rio principal houver um rio menor que deságüe nele, melhor ainda. Outra circunstância muito interessante, é quando na descida da maré, aparecem pequenos rios vazando do mangue. Arremesse a isca dentro do pequeno rio e venha recolhendo a isca fazendo com q a mesma seja parecida com um pequeno peixe q veio junto com a correnteza.

É verdade que tem mudanças de lua para cada região na pesca de robalo.Com Cananéia lua grande / Bertioga lua de quarto.

O rio Muriaé, próximo a região de Itaperuna-RJ, oferece uma condição de pesca do robalo bastante diferente. Como o rio é raso, com muitas lajes de pedras e formando poços mais fundos entre uma laje e outra, podemos pescar andando pela margem e por dentro da água, nas pedras, fazendo os arremessos nestes poços procurando os obstáculos (pedras e galhadas). É muito gratificante pescar com os pés dentro d'água pelo contato com a natureza, onde o silêncio nos aproxima dos animais que ali ainda vivem.

Lá no Ceará temos robalos o ano inteiro. É claro que os robalões acima de 5kg não são muito comuns , mas se pega. As iscas mais usadas são sticks e plugs de meia-água, (sempre de cor prata ou verde limão) e jigs (sempre brancos). Os maiores foram sempre entre janeiro e abril ; entre agosto e novembro temos também bastante robalo para pescar. Pesco robalo em praias com estruturas de pedra próximas de barras de rios cearenses.

Nenhum comentário :

Postar um comentário