sexta-feira, 24 de maio de 2013

Especial Robalos (Snook) - Parte 10

Robalo no Corrico


Modalidade de pesca muito utilizada para fisgar os grandes robalos flechas. Consiste em arrastar a isca artificial na água ao invés de arremessá-la, o corrico nos dar possibilidade de percorrer um maior espaço no rio e encontrar mais rápido os cardumes.

Liberando as iscas em diferentes distancias e iscas de diferentes ações, por exemplo, iscas de meia água com distancia maior (entre 10 a 12 metros) e iscas de profundidade com distancia mais curtas (entre 5 a 7 metros), desse modo elas não se encontram e não enrolam umas com as outras.

No corrico é possível se pescar ate com 05 varas, pois se as iscas forem colocadas de forma correta é possível fazer-las nadar tranquilamente sem se encontrarem, as iscas estando em distancia diferentes e de profundidades diferentes é possível se fazer curvas fechadas sem que elas se enrosquem, o ideal é que a cada curva se aumente um pouco a velocidade ate que as iscas se alinhem novamente daí retornando a velocidade anterior.

A quantidade de varas também tem que ser levada em conta o numero de pescadores, pois se for pescar com 05 varas com apenas dois pescadores, por exemplo, fica um pouco complicado porque a cada fisgada é necessário por o barco no neutro e recolher as varas restantes e no caso não muito raro de acontecer de todas as varas fisgarem peixe a situação fica ainda pior, então o mais sensato para evitar confusão é deixar apenas uma vara de sobra, ou seja, 02 pescadores 03 varas e assim por diante.

Para usar uma quantidade maior de varas é preciso instalar porta-vara no barco com diferentes posições, o ideal é usar dois mais abertos quase no nível da borda do barco, dois posicionados horizontalmente ao lado dos transversais e um no meio na popa do barco ou então um rack porta varas.

Apesar de somente o arrasto da isca funcionar bem nas capturas,as ações aumentam muito se o pescador vier com a vara na mão dando toques pra a iscas dar uma "trabalhada" maior. As iscas mais utilizadas por aqui são da Rapala entre 06 e 09 cm dos modelos cowtdown, shad rap, x rap e etc.

O uso do sonar é muito eficaz para encontrar estruturas como pedras, galhadas e arvores submersa e principalmente para evitar perda de iscas já que se usam muito iscas de profundidade.

A velocidade do arrasto varia entre 3 a 5 nós a depender da clareza da água , ou seja água turva velocidade menor e água limpa velocidade maior, o arrasto é feito tanto beirando as galhadas como no meio dos rios, pode-se passar o mais perto possível das galhadas a depender da profundidade para evitar que as iscas se enrosquem no fundo ,isso vai do conhecimento do pescador a cada local do rio, porém nos rios geralmente os grandes flechas pegam mais no meio do rio, pois são peixes que praticamente não tem predadores e não precisam ficar protegidos nas galhadas. A maré ideal é basicamente a mesma utilizada no arremesso; lua minguante e variações menores possíveis entre a baixa-mar e a preá-mar (maré morta) são as condições onde encontramos maiores ações de peixes.

Além de robalos Flechas e Pevas é muito ativa as fisgadas de Caranhas, Xaréis, pequenos Olhudos, Ubaranas, Carapitangas ou Vermelhas e casualmente, Pescadas Amarelas, Tarpons, Baiacús Araras, Meros, Dentões entre outros.







Nenhum comentário :

Postar um comentário