quarta-feira, 15 de maio de 2013

Especial Robalos (Snook) - Parte 03



FATOR IMPORTANTE

MARÉS: Um dos fatores de maior relevância na pesca do Robalo é a maré vejamos o porquê. O Robalo geralmente vai à caça durante a movimentação das águas e isto ocorre com a vazante ou a enchente das marés, os grandes Robalos Flecha já não buscam tanta movimentação de água, por isso, muitas vezes são pescados no Reponto da Maré, duas horas antes da maré parar de subir.

A AMPLITUDE DA MARÉ - A melhor lua para pesca do Robalo é a que oferece a melhor Amplitude de Maré e isto, depende da Região onde se irá pescar: Cananéia seria o período entre o 3º ou 4º dia anterior e posterior a uma Lua Grande. Ex.: A Lua Cheia ou Nova muda dia 10 então entre os dias 6 e 7 até os dias 13 e 14. Peruíbe, Bertioga e região as melhores seriam as Luas de Quarto. De acordo com a região de pesca uma amplitude muito grande poderá provocar uma grande movimentação no fundo do canal sujando a água e, para pesca do Robalo, é fundamental que a água esteja translúcida, independente da sua cor e por falar em cor, as melhores seriam cor de coca-cola ou verde escuro. Para entendermos este fator Amplitude X Região veja o exemplo. Cananéia e região a amplitude ideal é de 0,40 m a 1,0 metro. Peruíbe, Bertioga e região a amplitude ideal é de aproximadamente 0,30 m a 0,60 m. E na sua região ??????? è Eis uma grande pergunta, se informe. A diferença está em que, a região de Cananéia está longe do mar, enquanto que, Peruíbe e Bertioga os rios desembocam diretamente no mar sofrendo assim rapidamente a ação da maré.

ALTURA MÁXIMA DA MARÉ - Procure se informar qual é a Altura Máxima da Maré indicada para pesca do Robalo no local da sua escolha, por exemplo, no Litoral do Estado de São Paulo a maré máxima é aproximadamente 1,20 m, acima disso (até 1,60 m), a água começa a entrar no mangue levando com ela os Robalos. Amplitude de Maré é diferente de Altura Máxima da Maré. Cuidado ao pescar na vazante, geralmente quando a água retorna do mangue traz muita sujeira dificultando a visibilidade do peixe.

OBS: Em Guaratuba, mais especificamente na Baia a melhor maré para pesca do Robalo sem nenhuma dúvida é a Vazante, vem forte e não suja a água melhor Lua é a Cheia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário