quarta-feira, 8 de maio de 2013

SPINNERBAITS... CORINGA de sua Pescaria de Traíras PARTE 01

TRAÍRA .... PEIXE VORAZ!

Apesar de serem consideradas pré-históricas, as Traíras(wolf Fish) sempre foram considerados peixes vorazes e fáceis de se pescar. "Joga qualquer coisa na água que ela pega", ou mesmo na pesca com vara de bambu em “se fazer muito barulho com a ponteira da vara” ou amarrar um laço vermelho na ponta da vara e sapecar perto do capim pra chamar atenção e a dentuça incha e pega de raiva, dizem os antigos e muitos outros pescadores.


Concordo, mas apenas em parte. Como o bass, a traíra ataca uma imensa variedade de iscas, mas difícil é saber quais iscas ela quer naquele momento. Há momentos em que ela realmente pega em qualquer isca que passar a um metro na sua frente. 



Há momentos em que ela irá até a isca, mas não pegará. E há momentos em que ela irá selecionar um modelo, cor ou tamanho específico, rejeitando todas as demais iscas trabalhadas a centímetros de sua boca. Grandes e barulhentas zaras, minhocas minúsculas se arrastando lenta e sutilmente pelo fundo e cranckbaits recolhidas em grande velocidade fazem parte do "cardápio" das dentuças. 



“TRAÍRA (Wolf Fish) TEM UM VERDADEIRO FASCÍNIO POR SPINNERBAIT!” Mas uma das iscas mais produtivas é o spinnerbait. 


As traíras têm um especial fascínio por esse tipo de isca. E seu formato ainda ajuda a evitar os tão comuns enrroscos encontrados no ambiente em que esses peixes gostam de ficar. 

“O SPINNERBAIT É O VERDADEIRO CORINGA NA PESCA DE TRAÍRA, BLACK BASS, TUCUNA ENTRE OUTROS PREDADORES.”

As varas utilizadas nesse tipo de pescaria têm no mínimo 15 libras e podem ir até 30 libras. A libragem escolhida fica em função do tamanho das iscas, dos peixes e locais de pesca. Peixe grande e/ou isca grande, obviamente, varas, mais pesadas. Mas um fator nem sempre valorizado é a quantidade de estruturas do pesqueiro. Um lugar com muitas estruturas exige material pesado pra poder rebocar o peixe do meio das tranqueiras. Já perdi peixe e isca com uma vara de 25 libras, linha 0,35mm e líder 0,50mm com um peixe que tomou linha, foi pro fundo e se entocou por lá, não saindo mais e levando minha isca embora. 



Uma característica desejável é que as varas tenham um cabo de uma mão e meia, ou seja, propiciem conforto e apoio nos arremessos, trabalho das iscas e briga com os peixes. Fator de maior importância é um blank forte e rápido, que permita ao pescador uma fisgada firme e o reboque do peixe para fora das estruturas quando necessário. Maior comprimento ajuda nas fisgadas, controle do peixe e nos arremessos mais longos.


Varas:

Um modelo de cabo que eu gostei bastante, ficou funcional sem deixar a estética de lado é a HUNTER FISH cabo de cortiça de 30 lb que é uma mão na massa e pau pra toda obra, fora que é CARBONO MACIÇO .



Linhas

As linhas vão de 12 a 30 libras monofilamento ou multifilamento entre 0,13 mm e 0,30 mm. Líderes de fluorocarbono são importantes devido ao ambiente em que buscamos os peixes. Devido à boca óssea do peixe, não recomendo linhas com muita elasticidade. Quanto menos elasticidade, melhor para fisgar. 

Um bom exemplo de linha monofilamento é a TRILENE XL da Berkley, vale a pena ter
um carretel. Não é muito lisa para arremessos longos, mas é pouco elástica e

proporciona excelente visibilidade. Fora que é super resistente.

Minha mono para o equipamento "espingarda", pouco elástica, muito visível e 
relativamente resistente ao contato com as estruturas dos locais de pesca e usei muito antes de 
possuir multi é a Tryumph 0,30mm verde.

Minha multi preferida, é sem dúvida a Power Pro 0,35mm – Verde Musgo ou Amarela.
Rara tendência a formar cabeleiras, não fica enxarcada de água e não torce a linha, aliada a
uma resistência sobrenatural.
CARRETILHAS OU MOLINETES:

Qualquer uma com bom poder de tração e que possa rebocar o peixe sem forçar com o mecanismo já está bom. E tendo pelo menos uns 8 rolamentos já ajuda pra não cansar tanto o punho ao recolher e lançar constantemente. 

Eu prefiro carretilha pelo sua veemência de puxar qualquer coisa sem deixar corpo mole na hora em que a traíra(Wolf Fish)  "embodoca" embaixo de galhadas ou lama que só puxando e recolhendo junto é que dá pra se tirar a bocuda debaixo da tranqueira.

Carretilha GTO Tournament pau pra toda obra!
LOCOMOÇÃO PARA PONTOS DE PESCA:

Realmente a traíra é uma espécie que se pode pescar de barranco sem nenhum problema. Mas o pior fator de se pescar em barranco é o perigo de cobras e animais peçonhentos, a sujeira de pisar em lama e o pior de tudo é não poder chegar nos pesqueiros mais distantes como em grandes concentrados de Igarapés, galhadas ou capins inundados.

Pode ser um barco de alumínio com motor de 15hp no máximo (conforme o tamanho do rio ou lagoa) ou a remo mesmo, caiaque ou canoa. 

Aconselho o uso deste bote inflável da INTEX pra 4 pessoas que dá pra encher na bomba e guardar no porta mala do carro mesmo com todo o conforto e rapidez que existe.






Nenhum comentário :

Postar um comentário